Contador de Visitas

contador de visita

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Prefeitura e Senai oferecem curso gratuito de instalador hidráulico
Redação 24 Horas News
  
        A Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria de Promoção e Assistência Social, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), oferece à população, com alfabetização completa e idade maior de 18 anos, curso de Instalador Hidráulico. As inscrições devem ser feitas na sede do Senai, localizada na BR-364. São 25 vagas oferecidas e os interessados precisam efetuar as inscrições até hoje, 31 de agosto, com 160 horas aula.
         A data das inscrições pode ser prorrogada, caso as vagas não sejam ocupadas. O início do curso está previsto para ocorrer na primeira quinzena de setembro, e todo o material que será usado em aula é fornecido pela empresa Amanco. A prefeitura oferece o espaço onde será realizado o curso.
         “O Cras do Jardim Iguaçú foi escolhido para sediar o curso, e estamos felizes em poder oportunizar, juntamente com o Senai, mais um curso profissionalizante”, diz a gestora da Secretaria de Promoção e Assistência Social, Neuma de Morais.
Mais informações pelo telefone 3422-1338 (Cras Jardim Iguaçú) ou 3421-1366 (Senai)
 
Estado investe no combate às drogas em Cáceres
Redação 24 Horas News
    
Governador Silval Barbosa recebe em seu gabinete representantes da maçonaria de Cáceres, exército, Fórum e os secretários Diógenes Curado (SESP) e Paulo Lessa (SEJUDH) O governador Silval Barbosa, acompanhado dos secretários de Segurança Pública, Diógenes Curado, e de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Lessa, recebeu representantes da Maçonaria e do Poder Judiciário de Cáceres. Em pauta foi discutida a implementação de ações de Segurança Pública na região, com o objetivo de coibir a entrada de entorpecentes no País. 
Durante a reunião, o secretário Diógenes Curado apresentou o projeto de implantação de um canil com cães adestrados para dar apoio às ações de fiscalização da região de fronteira, em parceria com o Exército Brasileiro, por meio do Batalhão de Fronteira de Cáceres. “Trata-se de uma parceria de longa data com o Exército, que vem gerando bons frutos. Sobre o projeto, já estamos em fase de implantação do projeto que vai desenvolver o trabalho já realizado no local. A ideia é colocarmos o canil dentro do Befron. Para isso, estreitaremos uma parceria com o Exército”, destacou.
A ação representa um investimento de cerca de R$ 100 mil para a construção do canil, aquisição dos animais e capacitação de treinadores.
O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Lessa, destacou que a ação pode ajudar também na segurança do sistema prisional. “Vamos estudar a viabilidade para trabalharmos esta ação dentro das unidades também. O projeto ajudará na vitória da guerra contra as drogas”, afirmou.
Para o grão-mestre do Grande Oriente de Mato Grosso, José Simioni, a reunião foi produtiva. “Trouxemos este pleito para o governador e agradecemos a receptividade para tratar do assunto. Cáceres é um corredor de entrada das drogas no País e precisamos de ações para o combate aos entorpecentes. Temos convicção de que nosso pleito será atendido”, concluiu.

 
CBT confirma ausência de Bellucci e leva Feijão para o Pan de Guadalajara
Redação 24 Horas News

 
Com a confirmação da ausência de Thomaz Bellucci, a Confederação Brasileira de Tênis anunciou nesta quarta-feira a lista de tenistas do país convocados para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara tendo o top 100 João Souza, o Feijão, e o experiente Ricardo Mello na busca pelo terceiro ouro consecutivo da modalidade.
Na lista escolhida pelo capitão João Zwetsch, ex-treinador de Thomaz Bellucci, o experiente Ricardo Mello foi confirmado para disputar o Pan ao lado de João Souza, o Feijão, e Rogério Dutra Silva, que fizeram parte da equipe brasileira da Copa Davis no confronto com o Uruguai.
O retrospecto brasileiro é favorável em Jogos Pan-Americanos. Em Santo Domingo-2003, Fernando Meligeni encerrou sua carreira conquistando o ouro, que foi repetido por Flávio Saretta na edição seguinte realizada no Rio de Janeiro em 2007.
Entre as mulheres, a carioca Ana Clara Duarte, número um do país e 234ª do ranking mundial, é o destaque na lista que ainda tem a paulista Vivian Segnini e a pernambucana Teliana Pereira, que foi medalhista de bronze no Rio-2007 jogando ao lado de Joana Cortez.
A equipe brasileira ainda terá o treinador Rodrigo Nascimento, que atualmente trabalha com Ana Clara Duarte, acompanhando a delegação em Guadalajara.
 
Pressionado, Corinthians tenta se reencontrar diante do Grêmio
Redação 24 Horas News

O Corinthians vai recomeçar praticamente do zero sua campanha no Campeonato Brasileiro a partir das 17 horas desta quarta-feira, quando recebe o Grêmio, pela primeira rodada do returno. Antes líder disparado, o time agora pode cair até para a quinta colocação se for derrotado pela equipe gaúcha no Pacaembu, na véspera de seu aniversário de 101 anos.
A derrota de virada no clássico com o Palmeiras abateu ainda mais o grupo, que, depois da arrancada impressionante nas dez rodadas iniciais da competição (com nove vitórias e um empate), fechou a primeira parte com só mais duas vitórias - e quatro derrotas e três empates. Mesmo assim, a folga levantada no início serviu para garantir o título simbólico do turno.
"Teve alguns jogos em que acho que ficamos devendo", disse o atacante Emerson, autor do gol de honra corintiano no revés por 2 a 1 para o arquirrival, em Presidente Prudente. "Mas vale lembrar que Brasileiro é uma competição com altos e baixos. Tem time em último, brigando para sair da zona de rebaixamento, que complica quem está na frente. O campeonato só vai ser resolvido nas dez últimas partidas. Nós temos que manter a tranquilidade", acrescentou.
Tranquilo não é o adjetivo que melhor define o ambiente interno do Corinthians neste momento. Na segunda-feira, o presidente do clube, Andrés Sanchez, convocou reunião no Parque São Jorge com o técnico Tite e toda os dirigentes do departamento de futebol. O treinador está mantido no cargo, mas teve que responder pela queda livre da equipe nas últimas rodadas.
Nesta quarta-feira, ele tem baixas para alinhar os 11 titulares. Leandro Castán, único atleta do elenco a participar de todos os jogos e não ser substituído até aqui, completou a série de três cartões amarelos e dará lugar a Paulo André. Além disso, o atacante Jorge Henrique foi barrado para a entrada de Edenílson, retomando o esquema com losango no meio-campo (4-3-1-2). Na lateral direita, Alessandro, liberado pelos médicos, volta após ser substituído por Wallace.
Já o Grêmio parte para realizar um prova. Celso Roth e seus comandados precisam dar elementos palpáveis de que a atuação no Gre-Nal não ocorreu somente pelas circunstâncias do jogo. Para isso utilizará o ânimo extra da vitória convincente para se sair bem contra o líder.
Atlético-MG tenta iniciar a reação no Brasileirão contra o Atlético-PR
Redação 24 Horas News

Atlético-PR e Atlético-MG voltam a se encontrar no Campeonato Brasileiro na abertura do segundo turno da competição, nesta quarta-feira, às19h30, na Arena da Baixada, para um duelo entre times desesperados. Os dois amargam posições na zona de rebaixamento e precisam de um resultado positivo para iniciar uma arrancada salvadora.
No Furacão, o técnico Renato Gaúcho terá alguns problemas para montar o time, especialmente o banco de reservas, já que ele perdeu opções importantes para o grupo. A lista começa pelo meia Paulo Baier, que voltou a sentir dores na coxa e está vetado. O atacante Morro García se recupera de dores no pé. Já Branquinho passará por uma intervenção cirúrgica e não deve atuar mais na competição. Guerrón e Nieto seguem aprimorando a parte física. Esses são apenas os desfalques que estão no departamento médico.
Para aumentar a dor de cabeça do treinador atleticano, ainda tem a lista de suspensos. O lateral direito Edílson e o zagueiro Manoel, receberam o terceiro cartão amarelo e também estão fora. Com isso, Wagner Diniz ganha uma nova oportunidade entre os titulares. A vaga na defesa é um pouco mais disputada, já que Gustavo, Wendel e Rafael Santos brigam por um lugar.
Arte GE.Net
 
Inter e Santos se enfrentam no Beira-Rio
Redação 24 Horas News  
 
As expectativas criadas para o Campeonato Brasileiro só trouxeram frustrações, até o momento, para Inter e Santos, adversários desta quarta-feira. O início da segunda metade do torneio é a esperança  de poder alcançar patamares, ao menos, próximos dos esperados antes do início da competição. O confronto do Beira-Rio, às 20h50, vale tanto no aspecto anímico quanto nos três pontos em disputa.
Após empatar com o São Paulo, no último domingo, na Vila Belmiro, o Peixe chegou aos 22 pontos ganhos e, apesar de já manter certa distância da zona de rebaixamento, o time sabe que a missão de brigar pelo título é complicada.
Porém os santistas acreditam que, até mesmo pelo fato de ter uma partida a menos em relação à maior parte de seus concorrentes, um triunfo sobre o Colorado, fora de casa, pode lhe dar ânimo para uma arrancada na competição.
"Nos últimos jogos a gente tem melhorado muito. A nossa equipe tem conseguido bons resultados e está numa crescente, buscando melhorar cada vez mais, principalmente agora, nesse início de segundo turno. Queremos alcançar nossos objetivos dentro do Brasileirão e, para isso, vencer fora é muito importante. Mas sabemos que o Inter será um adversário muito difícil, complicado", analisou o volante Henrique.
Arte GE.Net
O mesmo discurso adotado por Henrique está nas palavras do goleiro Rafael. "Estamos melhorando a cada jogo e a gente planeja sempre vencer. Nos distanciamos da zona de perigo, mas a nossa briga tem que ser lá em cima. Temos que emplacar uma sequência de vitórias para melhorar a nossa perspectiva dentro do campeonato. Mas eu confio que vamos crescer ainda mais e dar trabalho na briga pelo título", comentou.
Para esse duelo, o técnico Muricy Ramalho não poderá contar mais uma vez com o volante Arouca e o meia Elano. Os dois sofreram a mesma contusão - edema muscular na região posterior da coxa esquerda -, e, a exemplo do que aconteceu contra o São Paulo, não estarão em campo diante do Colorado. A expectativa é que a dupla esteja de volta somente contra o Avaí, na próxima quarta, na Ressacada.
Com esses desfalques, Muricy irá manter a formação que empatou com o Tricolor paulista, no clássico do último final de semana. Adriano substitui Arouca e Danilo será novamente deslocado da lateral direita para o meio-campo, na função de Elano, com Pará ocupando a vaga na ala.

Passageiro é preso com cobras escondidas na calça nos EUA

Um passageiro foi preso no aeroporto de Miami, no estado da Flórida (EUA), com sete cobras escondidas em sua calça. Com ele, os agentes da Administração de Segurança nos Transportes (TSA) também encontraram três pequenas tartarugas. Os animais estão armazenados dentro de meias. O passageiro foi preso e acusado de violar a Lei Lacey, que trata da importação de animais exóticos. Ele pode pegar uma pena de cinco anos de prisão, segundo a emissora "CBS".

Flagrada em sexo durante jogo diz que não sabia que estava sendo vista

O casal que foi flagrado no dia 20 de agosto fazendo sexo em um quarto de hotel com vista para o campo onde estavam jogando Sint-Truiden e Lokeren, pelo Campeonato Belga, disse que não imaginava que os torcedores pudessem vê-los durante o ato.

Envolvida no incidente, a garota de programa Alicia Tenderness, de 26 anos, disse ao jornal "Het Laatste Nieuws" (HLN) que pensou que a "janela do hotel tivesse vidro fumê" e não fosse possível ver do lado de fora o que acontecia no interior do quarto do hotel.
O incidente ocorreu no "Stayen Hotel", que faz parte do estádio. De acordo com o periódico belga, muitos torcedores prestaram mais atenção no ato sexual do que na partida.
Na época, o proprietário do hotel, Luc Withofs, disse que não tinha como controlar o que os clientes faziam no quarto. Mas, após o caso ganhar repercussão no país, Witholfs afirmou que pretende monitorar as janelas para que isso não se repita.

Cidade alemã instala ‘parquímetro’ para cobrar imposto de prostitutas

A cidade alemã de Bonn instalou uma espécie de parquímetro para prostitutas que trabalham nas ruas. Elas devem comprar um bilhete, que custa 6 euros (R$ 13,7), para poder trabalhar. Se for flagrada sem o bilhete pelos fiscais, a infratora pode ser advertida, multada e até proibida de exercer a profissão. A cidade espera arrecadar 300 mil euros por ano com o imposto, segundo a revista "Der Spiegel".

Policial é flagrado fazendo sexo sobre o capô de carro nos EUA

Um policial foi flagrado fazendo sexo em serviço sobre o capô de um carro em plena luz do dia no estado do Novo México (EUA). A cena foi registrada pelas câmeras de vigilância de um rancho, segundo a emissora de TV "KOB 4".
O caso provocou indignação nos moradores do estado. "É uma vergonha para a polícia do estado. Eles deveriam se envergonhar", disse Albert Loma.
A polícia do Novo México não quis comentar a divulgação das imagens ou sobre a investigação interna que foi aberta sobre o caso.

Rapaz é preso suspeito de estuprar mulher grávida em hotel de MT

A Polícia Civil abriu inquérito para apurar o caso que envolve um rapaz de 21 anos suspeito de estuprar uma mulher grávida em Alta Floresta, a 800 quilômetros de Cuiabá. O fato ocorreu na noite do último domingo (28.08)  e, conforme a polícia, a vítima de 25 anos relatou que foi ameaçada com uma faca e amarrada no quarto do hotel, onde estava hospedada.
O suspeito foi preso pela Polícia Militar. Antes de deixar o estabelecimento, como o investigador Ílvio Bassan informou ao G1, o rapaz ainda roubou a aliança e R$ 180 da carteira da vítima. Após sofrer o abuso, a mulher foi até a portaria do hotel e pediu que os funcionários acionassem a polícia.
O suspeito foi detido a aproximadamente um quilômetro do hotel. Com ele, foram encontrados o dinheiro levado da vítima e a faca. O rapaz, que mora em Cuiabá, está preso na cadeia pública do município.
Ainda segundo Bassan, a mulher seguia de Sinop para Nova Bandeirantes, a 503 e 980 quilômetros da capital, respectivamente, mas, como o ônibus saia somente no dia seguinte, teve de passar a noite em Alta Floresta. "Ela contou que o rapaz chegou no hotel, foi até o quarto em que estava e quando ela abriu a porta foi ameaçada com uma faca e amarrada", disse.
O delegado Rogério Malacarne, responsável pela investigação, aguarda resultado do exame de corpo delito da vítima para então intimar as testemunhas do caso. A previsão é que o laudo seja divulgado em no máximo 15 dias.

Proposta de orçamento prevê R$ 165 bilhões em investimentos para 2012

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão informou que os investimentos previstos na peça orçamentária de 2012, que foi entregue nesta quarta-feira (31) ao Congresso Nacional, somam R$ 165,3 bilhões, sendo R$ 58,5 bilhões do orçamento fiscal e da seguridade e R$ 106,8 bilhões das empresas estatais.
Esse montante é 8,3% maior do que o disponível em 2011 (R$ 152,5 bilhões), informou o governo federal. O Ministério do Planejamento informou que "grande parte" desses investimentos refere-se ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que terá recursos de R$ 111,3 bilhões em 2012, sendo R$ 42,5 do orçamento fiscal e R$ 68,7 bilhões das estatais.
Dos gastos do PAC em 2012 com recursos orçamentários (R$ 42,5 bilhões), segundo a proposta de orçamento federal enviada ao poder Legislativo, R$ 16,8 bihões referem-se à infraestrutura logística (rodovias, aeroportos, portos, ferrovias, trens de alta velocidade e hidrovias, entre outros).
Ainda de acordo com o Ministério do Planejamento, outros R$ 25,3 bilhões, em gastos do PAC com recursos orçamentários em 2012, destinam-se à infraestrutura social (saneamento, drenagem urbana, habitação, Minha Casa Minha Vida e barragens, entre outros).

Kassab veta Dia do Orgulho Hétero e diz que projeto é inconstitucional

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, vetou o projeto de lei 294/2005, do vereador Carlos Apolinário (DEM), aprovado em 2 de agosto pela Câmara Municipal de São Paulo, que instituiu na cidade o Dia do Orgulho Heterossexual. Nas razões de veto encaminhadas ao presidente da Câmara Municipal de São Paulo, José Police Neto, Kassab afirmou que o projeto de lei é "materialmente inconstitucional e ilegal, bem como contraria o interesse público."
saiba mais
Kassab afirma no texto que a ideia de comemorar o Dia do Orgulho Heterossexual e associar a prática à defesa da moral e dos bons costumes significa dizer, por via contrária, que a homossexualidade seria contra a moral e os bons costumes.
"Não é necessário fazer grande esforço interpretativo para ler, nas entrelinhas do pretendido preceito, que apenas e tão só a heterossexualidade deve ser associada à moral e aos bons costumes, indicando, ao revés, que a homossexualidade seria avessa a essa moral e a esses bons costumes", diz o texto.
O veto também diz que o texto da “justificativa” que acompanhou o projeto de lei por ocasião de sua apresentação descreve, em vários trechos, condutas atribuídas aos homossexuais, todas impregnadas de sentimentos de intolerância com conotação homofóbica."
Segundo Kassab, "o projeto parece tão somente instituir e acrescentar mais uma data comemorativa ao calendário de eventos da cidade de São Paulo, o que seria plenamente legítimo, na realidade não se reveste da simplicidade que aparenta ostentar, circunstância que, por certo, explica a sua enorme repercussão, majoritariamente negativa."
Kassab também lembrou que o projeto  vai contra outras iniciativas da Prefeitura de São Paulo, como a criação da Secretaria Municipal de Participação e Parceria; instituição do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual; edição do decreto nº 51.180, dispondo sobre a inclusão e uso do nome social de pessoas travestis e transexuais nos registros municipais relativos a serviços públicos e envio, à Câmara Municipal, do projeto de lei nº 359/07, estabelecendo medidas destinadas ao combate de toda e qualquer forma de discriminação por orientação sexual no município de São Paulo.
"Em face do seu conteúdo discriminatório, efetivamente não se coaduna com as ações governamentais que vêm sendo implementadas no âmbito da administração pública do município de São Paulo, direcionadas ao bem comum e à paz social."

Governo do Estado entrega Plano Plurianual 2012-2015 na Assembleia Legislativa

O PPA 2012-2015, conforme ressaltou o secretário José Botelho,  passou por um processo de construção, com a participação de todos os órgãos do Governo. “Começamos com a atualização do Programa de Longo Prazo (MT+20), com a realização de oficinas e, durante o processo de elaboração do PPA, foi incorporado o Plano de Governo do Governador Silval Barbosa. Fizemos um PPA com base num processo de identificação dos problemas sociais e dessa forma, contemplamos todos os programas de governo para os próximos quatro anos”, explicou Botelho.

O coordenador do PPA 2012-2015, Nilson Antonio Batista, explicou que a estrutura do PPA 2012-2015, consiste nos seguintes elementos: Mensagem do Governador, diagnóstico da situação socioeconômica e ambiental do Estado; cenário fiscal para quatro anos e os objetivos estratégicos do Governo, as estratégias priorizadas do MT+20, a apresentação dos programas de governo e suas ações; a regionalização adotada pelo Estado e o Anexo de metas do exercício seguinte.

Áreas como saúde, educação, segurança e a realização da Copa do Pantanal 2014, estão com recursos garantidos. “O Programa Copa Verde, da Secretaria de Segurança (Sesp), que estabelece todos os programas estruturantes para a realização da Copa do Pantanal, receberá recursos na ordem de R$ 1.126 bilhão. Na área da saúde, Nilson citou o programa de Ampliação do acesso ao Serviço de Saúde, com previsão de R$ 2.170 bilhões”, informou o coordenador, lembrando que na área da Educação, no programa Educação com Qualidade Social, o Estado vai investir recursos na ordem de R$ 1.17 bilhão.

Nilson informou também que na área da Segurança Pública, três programas deverão receber atenção especial. São eles: Segurança por Resultados, R$ 249 milhões; Pacto pela Vida, R$ 102 milhões e Segurança na Copa, R$ 1.8 bilhão.

Segundo a superintendente de Planejamento e Orçamento, Ivana Célia, “esses programas refletem os investimentos do governo Silval Barbosa para os próximos quatro anos. Ele espelha o compromisso do governador com a melhoria da condição de vida da população mato-grossense”, disse a superintendente.

O deputado José Riva agradeceu a pontualidade do Governo do Estado na entrega do PPA 2012-2015 e disse que os deputados irão analisar detalhadamente a peça e sugerir possíveis modificações.

O PPA 2012-2015 terá um período de discussão no Parlamento matogrossense e deverá ser apreciado até dezembro, antes do início do recesso parlamentar.

Participaram da entrega do PPA 2012-2015, o secretário de Planejamento José Botelho do Prado, o presidente da AL, deputado José Riva, o coordenador do PPA 2012-2015, Nilson Antonio Batista, a superintendente de Planejamento e Orçamento, Ivana Célia Lobato, além de vários parlamentares.

 

Dorner ganha R$ 1,8 mi por mês com transporte no Rio Madeira, diz Terra 

A outorga mais lucrativa do parlamentar, empresário, agricultor e pecuarista, é no Rio Madeira, no distrito de Abunã (RO), a 280 quilômetros de Rio Branco (AC), passagem obrigatória de quase tudo que entra ou sai via BR-364, a única que liga as demais regiões do País ao extremo-oeste brasileiro.
Há 23 anos, três balsas operam dia e noite na confluência dos rios Madeira e Abunã, onde o faturamento médio de Roberto Dorner é avaliado em R$ 60 mil por dia ou R$ 21,6 milhões ao ano. Até 1988, o transporte de passageiros, veículos e cargas no local era de responsabilidade do Exército.
As quatro outorgas para transporte de travessia, por tempo indeterminado e em regime de liberdade de preços, foram concedidas pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), ligada ao Ministério dos Transportes.
A Antaq chegou a autorizar Dorner, como empresário individual, a atuar no transporte de travessia no Rio Madeira, em Porto Velho (BR-319), no Rio Abunã (BR-364) e em Humaitá (BR-230), no Amazonas.
Desde o ano passado, o deputado usa também as empresas Amazônia Navegações Ltda., na milionária outorga na divisa do Acre com Rondônia, e a Rodonave Navegações Ltda, em outro trecho da Transamazônica, sobre o Rio Tapajós, nos municípios de Itaituba e Mirituba, ambos no Pará.
A mina do transporte de travessia no País abrange 130 operadores que trabalham em 89 pontos interestaduais, internacionais ou em diretrizes de rodovias federais.
Há vários anos a operação da empresa de Roberto Dorner no Rio Madeira tem gerado críticas e queixas de usuários em relação à falta de segurança, à cobrança de tarifas excessivas e à má qualidade dos serviços prestados.
A tabela do pedágio para travessia no distrito de Abunã isenta apenas pedestres e ciclistas. Os valores variam de R$ 3,80 (animais) a R$ 130,00 (carreta tremião de nove eixos, carregada). A travessia de cada automóvel pequeno custa R$ 19,00 e dos ônibus R$ 46,00.
O governo federal financia há mais de quatro décadas, no Acre, a construção da controversa BR-364, que liga Rio Branco, a capital, a Cruzeiro do Sul, no ponto mais ocidental do País.
Além disso, financiou a pavimentação da BR-317 até Assis Brasil, na fronteira com o Peru e a Bolívia. O trecho da rodovia no Acre foi batizado de Estrada do Pacífico, mas o Estado permanece praticamente isolado.

Supeitos presos em velório começam a ser ouvidos pela polícia em Cuiabá

Polícia já começou a ouvir as cinco pessoas presas suspeitas de participar da tentativa de assalto a um caixa eletrônico numa galeria comercial no bairro Jardim das Américas, em Cuiabá. Os suspeitos foram detidos ontem (30.08) no velório de um dos suspeitos do assalto.
De acordo com a polícia, ainda não há evidências sobre a participação das cinco pessoas detidas, mas testemunhas foram chamadas para fazer o reconhecimento.
A polícia chegou até os suspeitos após denúncias à Gerência de Combate ao Crime Organizado. Policiais do 9º e do 10º Batalhão de Polícia Militar se deslocaram até o cemitério localizado próximo ao bairro Parque Cuiabá. Durante o velório e enterro, os policiais detiveram cinco suspeitos. Testemunhas da tentativa de roubo e do tiroteio devem fazer o reconhecimento dos suspeitos de envolvimento no caso.
O roubo - Ladrões armados invadiram uma galeria no bairro Jardim das Américas, em Cuiabá, na tarde desta segunda-feira (29). A quadrilha entrou em confronto com seguranças do local e de um carro-forte. Dois suspeitos e dois vigilantes morreram. Outro segurança foi atingido por um tiro, socorrido e não corre risco de morrer.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

PM matador de namorada é preso pela policia civil em Várzea Grande

Os policiais da DHPP também efetuaram a prisão de Luiz Martins Vieira, que no dia do crime dirige o veículo ocupado pelo policial. O segundo suspeito já tem uma passagem pelo crime de homicídio. Ambos tiveram a prisão temporária decretada pela 1ª Vara Criminal de Várzea Grande.
A vítima do assassinato, Valdileia Alves Nascimento, 25 anos, mantinha um relacionamento amoroso com o policial. No dia do crime, por volta das 19h30, a mulher acompanhada das duas vítimas de tentativa, Fábio José dos Santos e Edivan Nunes Bento, andavam pela Rua 10 do bairro Jardim Marajoara quando foram paradas em uma simulação de abordagem pelo policial militar.
De acordo com testemunhas, o policial desceu do veículo com uma espingarda calibre já atirando nos três. A vítima Fábio José dos Santos perdeu a visão em um dos olhos e a terceira ficou mais de um mês internada na Unidade Intensiva de Tratamento, em estado grave. A mulher morreu no local.
De acordo com a delegada Anaide Barros, responsável pelo inquérito policial, após o crime o policial passou a ameaçar uma das vítimas sobrevivente. Conforme a delegada, a motivação está relacionada a um desentendimento entre a mulher e o policial e ao fato deles estarem envolvidos em um furto. Também há informações que as vítimas eram usuárias de drogas.
O PM será encaminhado para o 4º Batalhão da Polícia Militar. Já Luiz Martins para a Penitenciária Central do Estado.

Morre quarta vítima de tiroteio na Galeria Itália

Waldenir foi um dos três seguranças que trocaram tiros com os assaltantes durante a tentativa de assalto ao carro forte, no momento em que os vigias reabasteciam o terminal do caixa-eletrônico do Banco do Brasil, localizado na galeria.

No momento da tentativa de assalto houve intensa troca de tiros e, no local, morreram dois assaltantes e um segurança. Waldenir foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e chegou a ser submetido a uma cirurgia. O corpo dele foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) às 3h05, de hoje.

Com a média 7, Ronaldinho Gaúcho lidera o Troféu Armando Nogueira

O retorno de Ronaldinho Gaúcho ao futebol brasileiro vem sendo realmente surpreendente. Além de brigar pela artilharia e levar o Flamengo às primeiras colocações da tabela, o camisa 10 também lidera (com alguma folga) o prêmio de craque do Campeonato Brasileiro com base nas notas do Troféu Armando Nogueira, dadas pelos comentaristas do SporTV e pelos repórteres do GLOBOESPORTE.COM. Até o fim do primeiro turno, o craque ostenta a média 7 após 17 partidas que fez pelo Rubro-Negro carioca na competição.
É de se ressaltar que a primeira metade do Brasileirão ainda não foi inteiramente superada. O jogo entre Grêmio e Santos, válido pela 11ª rodada, só será realizado no dia 5 de outubro. O adiamento ocorreu devido ao número de jogadores do Peixe nas Seleções principal e sub-20.
O equilíbrio na parte de cima da tábua de classificação do Campeonato Brasileiro parece se refletir também na disputa pelo Arrmandão. Apesar de Ronaldinho ter uma certa folga em relação aos concorrentes, a diferença do segundo para o quinto colocado é ínfima. Curiosamente, o São Paulo tem três atletas entre os top 5 da competição. Casemiro (6,77), Lucas (6,76) e Dagoberto (6,67) têm se destacado constantemente pelo Tricolor paulista. O argentino Montillo (6,76) é quem representa o Cruzeiro entre os melhores do principal certame do Brasil.
As surpresas também têm dado as caras em algumas posições. Antes de a bola rolar, poucos apostariam no goleiro Marcelo Lomba (Bahia), no lateral-direito Mário Fernandes (Grêmio) e no lateral-esquerdo Bruno Cortês (Botafogo) como grandes destaques de suas funções em campo. O líder Corinthians tem dois (Paulinho e Ralf) dos cinco melhores volantes até o momento. Paulinho é inclusive quem mais participou de seleções da rodada. Foram seis vezes no total, uma a mais do que Ronaldinho.

Cuiabá vive cenas de faroeste selvagem em pleno centro nobre da cidade!

=====================

Quatro pessoas mortas em tentativa de assalto a dinheiro transportado por carro forte


======================

Greve de policiais prejudica as investigações



Greve prejudica investigações de tiroteio que resultou na morte de 4 pessoas
As investigações sobre a tentativa de roubo, que resultou em tiroteio e morte de quatro pessoas na Galeria Itália, em Cuiabá, estão prejudicadas devido a greve da Polícia Civil do Estado. De acordo com delegado João Bosco (foto), responsável pelo caso, existem várias diligências a serem realizadas e outros suspeitos de envolvimento no crime já foram identificados, porém não há policiais suficientes para auxiliar nos trabalhos.

A tentativa de roubo aconteceu na tarde dessa segunda-feira (29) na Galeria Itália, em frente ao Shopping 3 Américas. No local morreram os assaltantes Thiago Henrique da Silva, 24 anos, Luiz Fernando Almeida da Silva, 21, e o segurança Paulo Perpétuo Corrêa, 30. A quarta vítima morreu no pronto-socorro. O vigia Waldonil Nogueira de Matos levou um tiro na cabeça e veio a óbito após ser submetido a uma cirurgia.


O delegado fez um apelo às autoridades para que a greve seja encerrada o mais rápido possível e não prejudique ainda mais as investigações. “Já temos a qualificação dos dois (assaltantes) que fugiram, mas como vou dar continuidade? Um delegado sozinho não faz um trabalho desses”, reclamou o delegado.


João Bosco ressaltou ainda que os trabalhos realizados no local do crime só foram possíveis com o auxílio da Polícia Militar. “A PM foi quem fez todo o trabalho. Estávamos em dois delegados, um chefe de operações e um policial”. Segundo o delegado, as investigações ficarão paralisadas até que a greve seja encerrada.


A tentativa de roubo aconteceu às 15h51 dessa segunda-feira (29), quando os dois assaltantes chegaram atirando no momento em que os seguranças reabasteciam um caixa-eletrônico localizado na galeria. Além dos quatro mortos, um terceiro segurança foi baleado na perna e não corre risco de morte. No local a polícia encontrou uma motocicleta que teria sido usada pelos bandidos.
Pânico e muita correria na hora do tiroteio
......................


Corre-corre, tumulto, pânico, tiros e três pessoas mortas e duas baleadas, durante a tentativa de assalto a um carro-forte na galeria Itália, em frente ao Shopping Três Américas, em Cuiabá, na tarde desta segunda-feira, dia 29.
Informações preliminares apontam que a troca tiros teve início quando o vigia de uma transportadora de valores que abastecia um caixa eletrônico de uma agência bancária reagiu à tentativa de assalto. Na galeria funciona além de caixas eletrônicos o banco Santander e o Bradesco.
Durante o tiroteio três seguranças da empresa Prossegur foram baleados. O primeiro não resistiu aos ferimentos e morreu dentro da galeria, o outro levou um tiro na cabeça e foi levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Pronto-Socorro. Um terceiro segurança da transportadora foi ferido na perna e está gravemente ferido. Ele foi levado para um Hospital particular.
Pelo menos quatro assaltantes estariam envolvidos na ação criminosa. Eles foram alvejados e dois morreram. Um dentro da galeria e outro mesmo baleado tentou fugir em um VW Gol branco, que colidiu em um caminhão pipa.O outro crimininoso baleado também foi encaminhado ao Pronto Socorro.
Policiais do Primeiro Batalhão e da Rondas Ostensivas Metropolitanas (Rotam) foram mobilizados e fazem buscas na região na tentativa de capturar outros assaltantes que fugiram a . Uma suspeita de estar envolvida foi detida e será interrogada pelo titular que vai conduzir o inquérito.
A perícia está no local e o delegado João Bosco do Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc) do Bairro Verdão segue para realizar a liberação dos corpos.
o Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT) informou que em contato com bancários que trabalham nas agências da galeria, o clima é de insegurança e medo. Durante a ação, trabalhadores que estavam na agência do Bradesco deitaram no chão com medo dos tiros disparados.
Os dados do SEEB-MT explicitam o quanto os bandidos estão encontrando facilidade para arrombar caixas eletrônicos. São mais de 60 caixas que sofreram ataques com dinamites, maçaricos e outros artefatos. Outra consequência dessas ações são as pessoas que são feitas reféns, as troca de tiros que colocam a vida de todos em risco e a insegurança que paira no ambiente.

Fotos: Neliomar Batista Neres

Tite reforça a defesa com entrada de Edenílson na vaga de Jorge Henrique

Tite optou por uma formação mais cautelosa para enfrentar o Grêmio, nesta quarta-feira, às 18h, no Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro. Após o Corinthians sofrer oito gols em quatro partidas, o treinador sacou o atacante Jorge Henrique e escalou o volante Edenílson no último treino antes da partida, nesta quinta, no CT Joaquim Grava. Alessandro e Paulo André também entram.

Com a alteração, o Timão reedita o “losango” no meio de campo. Ralf foi posicionado mais defensivamente, com Paulinho aberto pela esquerda e Edenílson, pela direita. Ambos com a função de marcar e sair rapidamente para o campo ofensivo. Danilo permaneceu  na armação das jogadas para Emerson e Liedson.

- Buscamos uma equipe com formação diferente porque vínhamos tomando muitos gols e tendo desequilíbrio entre fazer e tomar - explicou Tite.
Ausente no clássico contra o Palmeiras, o meia Alex continua no departamento médico. O jogador tem uma tendinite na coxa direita e não se recuperou a tempo para o confronto. A expectativa é de que ele atue no domingo, diante do Coritiba, no Couto Pereira.

Tite fez ainda outras duas mudanças. O zagueiro Paulo André ocupou o lugar de Leandro Castán, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Já o lateral-direito Alessandro retorna à equipe após se recuperar de dores na coxa esquerda. Com isso, o zagueiro Wallace, improvisado na função na rodada anterior, fica como opção na reserva.

A mudança no esquema ocorre em um momento turbulento do Corinthians no Brasileirão. O Timão perdeu as duas últimas partidas e permitiu a aproximação de adversários diretos na briga pelo título. A diferença para o Flamengo, segundo colocado, é de apenas um ponto: 37 a 36.
A equipe começa a partida com a seguinte formação: Julio Cesar, Alessandro, Chicão, Paulo André e Ramon; Ralf, Paulinho, Edenílson e Danilo; Emerson e Liedson.

Marido espanca mulher até a morte em MT e é detido por vizinhos

A delegada Elisabete Garcia dos Reis, da Delegacia de Defesa dos Direitos da Mulher de Cáceres, afirmou  que o casal morava junto há cerca de dois anos e que, conforme depoimento do suspeito, o crime ocorreu quando eles voltavam de um churrasco na residência de um amigo dele por volta das 19h. "Ele (marido) contou, em depoimento à polícia, que a mulher começou a xingá-lo e teria avançado nele e, por isso, ele a empurrou por várias vezes. Toda vez que caía no chão, ela batia a cabeça", disse a delegada.
A delegada explicou que, conforme relatos prévios de testemunhas, os dois estavam bêbados no momento do crime. Depois de vários minutos de briga, a mulher caiu e não conseguiu mais se levantar e, ainda de acordo com a delegada, o homem tentou fugir de bicicleta, mas as pessoas que estavam próximas ao local o ameaçaram com facão e foice e não deixaram que ele fugisse.
Quando a Polícia Militar chegou ao local, a mulher ainda estava viva. Uma equipe dos bombeiros foi chamada, a vítima não resistiu aos ferimentos e morreu. A delegada disse que aguarda o laudo da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) que irá apontar as causas da morte. "Em 10 dias iremos concluir as oitivas com as testemunhas. Por enquanto, duas pessoas serão ouvidas e depois podem surgir outras", pontuou Elisabete. O marido está detido na cadeia pública do município.

Top 10 dos gols perdidos no primeiro turno do Brasileiro

O primeiro turno do Campeonato Brasileiro chegou ao fim brindando o torcedor com belíssimos gols e defesas de ‘almanaque’. A metade inicial da competição, no entanto, proporcionou lances a serem lamentados pela incompetência de alguns atacantes. Dez incríveis oportunidades foram selecionadas e devidamente listadas em um Top 10 dos gols perdidos.
Quem lidera a relação é Anselmo Ramon, do Cruzeiro. Formado no clube, o jogador entrara no intervalo em lugar do estreante Brandão, no duelo com o Palmeiras, na Arena do Jacaré, em Ipatinga, pela segunda rodada. O duelo estava 0 a 0 e, logo no reinício do embate, Wallyson escapou livre para marcar, mas, diante de Marcos, preferiu rolar para o lado e deixar o companheiro sem goleiro estufar a rede palestrina. Ao tentar dominar a bola, porém, Anselmo Ramos se atrapalhou e, de canela, tocou para fora, para desespero da torcida celeste.
Para piorar a situação do jovem cruzeirense, aos 15 minutos Luan marcou para o Palmeiras, deixando a Raposa perto da derrota. Mas Anselmo Ramon se redimiu 13 minutos depois. Montillo cobrou escanteio e encontrou o atacante livre, quase encostado ao poste direito. A cabeçada saiu certeira e igualou o duelo no Ipatingão.
Osvaldo (Ceará), Rafael Coelho (Avaí), Tinga (Internacional), Willian (Corinthians), Thiago Ribeiro (ex-Cruzeiro e negociado para o Cagliari-ITA) e Anselmo (Atlético-GO) também foram lembrados nesta lista dos “descalibrados". Mas ninguém colaborou mais com o Top 10 do que Deivid, do Flamengo.
Na sexta rodada, diante do Atlético Mineiro, no Engenhão, o rubro-negro literalmente deu uma de zagueiro após um cruzamento preciso de Negueba. Com o goleiro Renan Ribeiro batido, o centroavante deixou a bola bater em sua cabeça e evitou o gol. O lance, entretanto, não faria falta para o Flamengo, que golearia por 4 a 1. Nos últimos cinco minutos, Deivid marcaria duas vezes, ganhando presentes de Luiz Antônio e Léo Moura.
Na épica partida contra o Santos (Fla 5 a 4, com um gol do centroavante) na Vila Belmiro, o Peixe vencia por 2 a 0 quando Deivid recebeu cruzamento rasteiro de Luiz Antônio e, quase debaixo das traves, se enrolou na conclusão, finalizando pela linha de fundo. ‘Selecionado’ pelo programa Globo Esporte para vestir a camisa do “Inacreditável Futebol Clube", o jogador se esquivou e não usou a indesejada indumentária.
Nos dois lances, as chances perdidas não fizeram falta para o Fla, porém a história foi diferente diante do Internacional (2 a 2), no Beira-Rio, pela 18ª rodada. Quando o placar apontava 2 a 1 para o time carioca, Ronaldinho fez boa jogada pela direita e cruzou na pinta para Deivid que, mais uma vez sem goleiro, testou para fora, desperdiçando a chance de ampliar a vantagem. Logo depois, Leandro Damião recebeu de Dellatorre e, de bicicleta, deixou tudo igual.
 

Linha de ônibus Três Barras/centro atende novos pontos de parada

A linha deixou de passar nos pontos: Colégio São Gonçalo (rua Dom Aquino), 13 de Junho/Dom Bosco, General Vale/Dom Aquino, Joaquim Murtinho/Isaac Povoas e o ponto atrás da igreja Matriz.
Quatro novas paradas são contempladas pela linha: praça Maria Taquara, Loja Flamboyan  (Prainha), Morro da Luz e o primeiro ponto subindo a avenida Coronel Escolástico.
Segundo o coordenador de Transporte, Leopoldino Queiroz, a mudança tem objetivo de diminuir o tempo de espera dos usuários que embarcam na avenida Jurumirim. “A linha é a única que atende essa via. Os passageiros acabam esperando muito tempo, principalmente nos horários de pico, devido ao longo trajeto da linha chegando aproximadamente 90 minutos. Com a mudança a linha vai fazer seu percurso em 75 minutos”.

Ondas de roubos e furtos por toda a cidade

As 23horas de ontem no Jardim Primavera, uma mulher de 26 anos foi abordada por dois indivíduos em uma motocicleta azul, eles anunciaram o assalto e derrubaram a vítima da moto.Durante toda a ação um dos assaltantes estava com a mão embaixo da camisa,simulando estar com uma arma de fogo.
Uma residência também foi furtada no Jardim Mirassol, a vítima encontrou a casa toda revirada e a janela do banheiro quebrada, foram levados alguns pertences como DVD e eletrodomésticos.
Durante a madrugada um escritório de contabilidade foi furtado, o proprietário só soube do caso quando chegou para trabalhar. Foram levadas máquinas, telefones e um notebook.
Proposta garante celeridade na comunicação de crimes 
As unidades básicas de saúde, os postos de atendimento, os hospitais públicos e privados conveniados ao Sistema Único de Saúde podem ser obrigados a preencher e encaminhar aos órgãos de segurança pública relatório de atendimento à vitima de acidentes com arma de fogo e brancas – instrumentos perfuro cortantes.
A medida está no Projeto de Lei 443/2011, de autoria do deputado Emanuel Pinheiro (PR). O relatório, segundo a proposta do parlamentar, deve ser entregue no prazo máximo de uma hora, a contar do horário de atendimento registrado no prontuário médico.
Mas caso aconteça acidentes graves ou fatais, envolvendo menores e idosos, a comunicação deve ser imediata. De acordo com a proposta, são considerados acidentes graves os que resultam em politraumatismo, amputações, esmagamentos, traumatismos crânio-encefálicos, fratura de coluna, entre outras lesões especificadas.
Conforme a proposta, o formulário a ser utilizado para comunicação do acidente e as formas de envio serão regulamentados pela Secretaria de Segurança Pública. “A celeridade na comunicação será relevante para aperfeiçoar os meios de promoção da defesa social e a repressão de crimes”, observou Pinheiro.
Os dados servem para mapear áreas de violência, contribuindo para os trabalhos de prevenção. A proposta, de acordo com Pinheiro, possibilita criar um método de circulação de informações para dar subsídios às prevenções de crimes. 





Seleção de atores para espetáculo Auto do Natal será nesta sexta-feira



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), realiza na próxima sexta-feira (02.09) a seleção dos atores que irão compor o elenco do espetáculo “Auto do Natal”. Ao todo, estão disponíveis cem vagas para atores com faixa etária entre 08 e 80 anos.
Os interessados em participar do teste de seleção de elenco devem comparecer nesta sexta, a partir das 17 horas, no Colégio Master, situado na avenida Fernando Corrêa. A peça teatral será uma das atrações das comemorações natalinas, organizada pelo Governo do Estado.
RESULTADO
O resultado do teste de seleção será divulgado no próximo domingo (04.09), a partir das 8h, no Colégio Master. Na oportunidade, os aprovados no teste já participarão do primeiro ensaio da peça teatral. 

Projeto institui condições sanitárias mínimas em banheiros públicos
A deputada Luciane Bezerra (PSB) apresentou projeto de lei que estabelece condições sanitárias de uso dos banheiros públicos disponíveis em Mato Grosso. De acordo com a parlamentar, o objetivo é adotar mecanismos de prevenção às patologias causadas por microorganismos patogênicos originados pela falta de higienização nos sanitários de uso coletivo.
Pelo projeto, os banheiros públicos deverão ter vaso sanitário em aço inoxidável e com ducha higiênica, assento sanitário do tipo aberto, proteção para assento sanitário descartável, papel higiênico sobressalente, limpeza e desinfecção periódicas devidamente comprovadas.
Os lavatórios devem manter material para a limpeza e enxugo ou secagem das mãos e equipamento com álcool em gel.
Ao elaborar o projeto de lei, Luciane Bezerra explicou que teve como base as reivindicações que chegam ao seu gabinete diariamente por usuários dos banheiros públicos, em sua maioria, de rodoviárias e estabelecimentos comerciais.
A deputada alega ainda, que sua proposta está fundamentada no artigo 24, Inciso XII, da Constituição Federal, que compete aos Estados legislar sobre assuntos referentes à proteção e defesa da saúde, medida de direito e da mais legítima justiça social.
“Nosso objetivo principal é prevenir contra doenças causadas por microorganismos patogênicos originados pela falta de higienização nos ambientes públicos como os banheiros”, disse Luciane.


Polícia apreende BMWs e Land Rover durante operação em SP

A Polícia Civil de São Paulo apreendeu 14 veículos na madrugada desta terça-feira (30) durante operação contra uma quadrilha especializada em roubar, adulterar e revender carros e motos. Entre os automóveis estão modelos de luxo, como uma Range Rover Sport (da marca Land Rover) e BMWs 550 i e 120 i.
Até as 10h desta terça, nove suspeitos haviam sido presos. Oitenta policiais participam da ação. Segundo a polícia, a quadrilha roubava os veículos, adulterava a documentação e o chassi e os revendia. Além dos carros, a polícia apreendeu documentos falsificados.
As investigações começaram há três meses. Os suspeitos presos foram levados para o 7º DP, na Lapa, Zona Oeste da capital paulista. Para prender um dos suspeitos, os policiais precisaram escalar o muro da casa de um deles. Lá dentro, encontraram máquinas para remarcar chassis e vidros, além de placas falsas.
Os carros roubados ou furtados eram revendidos no interior de São Paulo ou em outros estados. A quadrilha funcionava como uma empresa: os receptadores encomendavam os veículos que deveriam ser roubados e furtados pelos ladrões, que em seguida repassavam os carros e motos a uma outra parte do grupo que adulterava os vidros, chassis e instalava as novas placas. Outros criminosos eram responsáveis por levar os veículos até o destino final.


Polícia investiga morte de corintiano encontrado no Rio Tietê

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Polícia Civil, investiga a morte de Douglas Karin Silva, de 27 anos, encontrado na segunda-feira (29) no Rio Tietê, em São Paulo. A principal suspeita é que ele tenha sido assassinado depois de uma briga de torcidas na madrugada de domingo (28). Segundo a Secretaria da Segurança Pública informou ao G1, agentes da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), do DHPP, irão apurar as circunstâncias do crime.
Nesta terça (30), médicos peritos do Instituto Médico-Legal vão realizar exames para descobrir a causa da morte de Douglas.
O rapaz ficou dois dias desaparecido e a família começou uma busca para encontrá-lo. Os parentes dizem que acharam o corpo no Rio Tietê, próximo à Ponte da Casa Verde, e chamaram os bombeiros. As buscas começaram depois que os familiares viram uma mensagem na internet. O texto dizia que um torcedor corintiano havia sido jogado no rio.

Aprovar mais despesas sem indicar fonte é 'presente de grego', diz Dilma

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta terça-feira (30), em Caruaru (PE), que aprovar projetos que aumentem os gastos públicos sem indicar a origem dos recursos é um "presente de grego". Ainda segundo a presidente, "não é propícia" a discussão desses temas em tempos de crise financeira internacional.
Em entrevista a rádios locais de Pernambuco, Dilma foi perguntada se seria um "presente" o Congresso não discutir a Emenda 29, que fixa percentuais de investimentos da União, estados e municípios na saúde, e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 300, que determina um piso salarial nacional.
"Eu não quero é que me deem presente de grego. Eu quero saber como serão os investimentos necessários para garantir saúde de qualidade, de onde vão sair os recursos. O que considero é que, num momento de crise financeira internacional, não é propícia a aprovação de despesas sem dizer de onde virão os recursos. Que eles aprovassem as despesas, mas tivessem firmeza e coragem de aprovar também de onde vão vir os recursos", disse a presidente.

Riva pede estudos para instituir fundo de incentivo à energia solar
Para inserir Mato Grosso num processo tecnológico moderno, eficiente e economicamente sustentável, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva, solicitou ao Governo do Estado estudos técnicos sobre energia solar. O resultado da pesquisa deverá resultar num projeto de lei que institua a Política Estadual de Incentivo à Energia Solar, dando suporte adequado à instalação e manutenção de usinas e empresas produtoras de equipamentos solares, destinados à produção desse tipo de energia, que é renovável e considerada limpa por não agredir o meio ambiente.
Riva destaca que embora seja nova no mercado, a energia solar é uma forte tendência no Brasil, pelo clima tropical, com sol praticamente o ano inteiro, especialmente, em Mato Grosso onde é comum os termômetros marcarem 40 graus. E cita que, mesmo sem a intensidade do clima brasileiro, países europeus e asiáticos já adotaram essa prática. A Alemanha é considerada o país com o mais bem sucedido mecanismo de incentivo às fontes renováveis de energia.
“A indicação mostra a necessidade de o Governo enviar ao Poder Legislativo uma mensagem com projeto de lei elaborado por uma comissão especial para instituirmos em Mato Grosso normas que incentivem o uso da energia solar aumentando a sua capacidade de competitividade”, esclarece o presidente.
Dessa forma, a iniciativa poderá colocar o estado na vanguarda dessa tecnologia, pois, apesar das vantagens que oferece apenas Fortaleza já investiu nessa área com a implantação da primeira usina de energia solar do Brasil. Além disso, com a instituição de um fundo será possível incentivar o desenvolvimento do consumo e geração de energia solar. Um atrativo a mais para os investidores interessados nesse mercado promissor.

Escola de Realengo atrai novos alunos, diz professor que viu tragédia

Quase cinco meses após a tragédia que resultou na morte de 12 crianças e adolescentes, a Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, no Rio de Janeiro, começa a atrair pais e alunos da comunidade e prepara uma virada em sua história.
Marcada pelo massacre da manhã de 7 de abril, quando o ex-aluno Wellington Menezes de Oliveira invadiu a escola e atirou contra os estudantes, a Tasso da Silveira tem recebido o dobro de matrículas em relação ao número de alunos que deixaram a escola após a tragédia. Professores também estão procurando a escola para trabalhar. A informação foi destacada por Luciano Pessanha, professor de geografia do colégio, na 7ª edição do Fórum Globo News, realizado nesta terça-feira (30), em São Paulo.
Pessanha diz que a Escola Municipal Tasso da Silveira passa por uma mudança “física e filosófica”. A escola está em obras com o objetivo de se tornar um marco na história educacional do Rio de Janeiro. Além dos recursos do governo municipal, alunos e ex-alunos estão efetivamente participando dessas mudanças. “Muitos pais que tinham tirado os filhos da escola após a tragédia já estão nos procurando para rematricular as crianças”, destacou o professor.
Ele se emocionou ao falar de uma aluna deficiente visual que recebeu de volta na semana passada na escola. Ela precisou da ajuda dos colegas para fugir da classe após o tiroteio. Pessanha dava aula em uma sala ao lado da classe onde o atirador fez vários disparos.  Ao perceber o que acontecia, orientou os alunos a arrastarem as carteiras até a porta para formar uma barreira. Todos se deitaram no fundo da sala enquanto o professor ajudava a trancar a entrada com o pé. “Percebi que o atirador forçou a entrada, mas acabou desistindo”, relatou.
Fachada da Escola municipal Tasso da Silveira

Quando o atirador parou para recarregar as armas, o professor abriu a sala e correu para fora da escola. Ele contou que pegou um celular de uma pessoa e ligou para a polícia. Ao voltar para a escola, Welllington já estava morto. Nenhum dos seus alunos foi ferido.
“Foi o dia mais triste da minha vida. Me senti impotente como professor”, disse durante sua palestra no encontro de educadores. “A escola ganhou uma notoriedade não desejada. Balançou, mas está de pé.” Ele conta que a solidariedade de pessoas do país e do mundo foi fundamental para a recuperação psicológica de alunos e professores. Os estudantes fizeram atividades pedagógicas respondendo cartas recebidas de pessoas de outros países. Ex-alunos pintaram os muros da escola. Alunos receberam azulejos para montar um grande painel que será instalado na entrada da Tasso da Silveira.