Contador de Visitas

contador de visita

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Riva defende construção de 2 hospitais para acabar com déficit de leitos

Utilizar a capacidade de endividamento do Governo do Estado para a retomada do Hospital Central de Cuiabá e construção do Hospital da Criança. Esse é o entendimento do presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PSD), com o objetivo de disponibilizar mais leitos para o atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Se o Estado realmente pode conseguir empréstimos de R$1,5 bilhão para investir em pavimentação asfáltica, eu defendo que sejam destinados 10% desse valor para a área de Saúde. Vamos fazer gestão junto ao Governo e ampliar o debate com a sociedade”, declarou Riva, após reunião de Colégio de Líderes nesta terça-feira (22), onde os deputados estaduais receberam integrantes do Movimento Saúde e Democracia (MSD).
Para Riva, a possibilidade de firmar uma Parceria Público-Privada (PPP) a fim de fazer esses investimentos é uma situação complexa e que requer tempo. “Precisamos de uma resposta rápida e utilizar a capacidade de endividamento é quase um consenso”. Além de falta de recursos, de hospitais e de gestão na área, os representantes do MSD apresentaram aos parlamentares a preocupação com a insuficiência de leitos hospitalares para atendimento do SUS.
Em Mato Grosso, existem 5,2 mil leitos, dos quais apenas 10% são públicos. Na Capital, são 1,6 mil leitos de hospitais privados e públicos, sendo 1,2 mil leitos contratados pelo SUS. “O momento é oportuno para a discussão. Cuiabá vai uma das sede da Copa em 2014 e o estado também assumiu o compromisso na área de Saúde Pública. Precisamos ter leitos que atendam o povo, pois hoje, o sistema trabalha no limite”, destacou o professor de Saúde Pública da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e ex-secretário de Saúde do Estado e de Cuiabá, Júlio Muller Neto.
Uma das saídas, segundo Muller, é a retomada das obras do Hospital Central e a construção do Hospital da Criança. Desta forma, Mato Grosso contará com uma unidade hospitalar de Alta Complexidade e outro especializado no atendimento infantil. O professor defende ainda que as gestões dos Prontos-Socorros de Cuiabá e Várzea Grande sejam municipais. “O governo tem que apoiar os municípios na Atenção Básica de Saúde. E construir um hospital público, já que Cuiabá é a única capital sem um hospital estadual”.
Com o Hospital Central e da Criança, Mato Grosso passaria mais 280 leitos que, com a ampliação do Hospital Universitário Júlio Muller, chegaria a ter 500 leitos.
Como um dos integrantes do Movimento, o ex-secretário de Saúde de Cuiabá, Luiz Soares, entregou ao presidente um abaixo-assinado com cinco mil assinaturas colhidas em favor da retomada do Hospital Central de Cuiabá. “A situação da Saúde em Mato Grosso é muito grave. A solução da crise é a disponibilização de mais leitos. Entregamos hoje o projeto executivo do Hospital Central, que está pronto”, afirmou Soares. Além de Luiz Soares e Júlio Muller participaram da reunião o dentista Wagner Simplício, médico Nei Moreira e o biólogo Vagner César.
OSS – O modelo de gestão conduzido por Organizações Sociais de Saúde (OSS), implantado há três meses em algumas unidades no estado, também foi pauta da reunião. Tanto que o deputado Riva encaminhou requerimento ao governador Silval Barbosa solicitando informações sobre as Organizações Sociais de Saúde (OSS), instituições contratadas para gerir a saúde pública de Mato Grosso.
Riva quer cópias de todos os contratos efetuados em 2011 com as OSS, especialmente dos hospitais; informações sobre a constituição dos Conselhos Administrativos de cada organização; detalhes sobre os resultados, as metas mensais contratadas e as alcançadas por cada uma. Entre os questionamentos, o parlamentar quer saber o número de cirurgias e consultas realizadas, para avaliar os serviços prestados no estado. Além disso, exige cópia do convênio firmado com a Federação dos Hospitais Filantrópicos de Mato Grosso e a justificativa para sua formalização.
“Se é pago às OSS três vezes mais do que a tabela do SUS, quem vai querer atender pelo SUS? Além disso, temos que discutir um sistema de saúde eficiente e que atenda toda a população de Mato Grosso e não apenas um terço dela”, destacou Riva, que também defende a gestão dos Prontos-Socorros pelos municípios. Argumenta ainda que os quase R$ 1 bilhão, destinado no Orçamento do Estado para a Saúde, está muito aquém das demandas da área. “Como vamos implantar em todo o estado o modelo das OSS com tanto pouco recursos?”, indagou Riva.
Governo ignora Sérgio Ricardo e não vai criar pasta


A medida busca fortalecer os municípios do Vale do Rio Cuiabá.
O líder do governo na Assembleia Legislativa Romoaldo Junior (PMDB), em entrevista ao RepórterMT, disse que não há possibilidade do Executivo voltar atrás da decisão em criar a Superintendência Metropolitana ligada a Secretaria de Cidades. O anúncio foi feito no começo da semana pelo governador Silval Barbosa (PMDB). A atitude do governo deixa de lado o projeto do primeiro secretário da Casa, deputado estadual Sérgio Ricardo (PR). O fato já mobiliza outros deputados contra decisão do chefe do Executivo.

“Não adianta o Sérgio querer interferir na decisão, pois esta medida é para conter gastos. Ele tem suas razões porque criou a ideia. Mas vamos sentar com ele e conversar sobre algumas mudanças que será feito no projeto”, argumentou.

As justificativas do primeiro secretário são de que com a criação da superintendência, os prefeitos não vão respeitar quem estiver no comando da pasta, além disso, a União não repassaria recursos para o Vale do Rio Cuiabá, caso a Agência não fosse emancipada.

Está previsto para hoje (23) uma reunião com os deputados Sérgio Ricardo, Romoaldo Junior, presidente da AL, José Riva (PSD), com o governador Silval Barbosa para buscar entendimento sobre o projeto. A reunião acontecerá se o chefe do Executivo chegar hoje em MT. Silval se reúne desde o início da semana com a bancada de deputados federais em Brasília para discutir convênios e emendas para o Orçamento Geral da União (OGU) de 2012.

DADOS

No país existem mais de 30 Agências que recebem dinheiro através do orçamento da União. Em São Paulo, por exemplo, são duas que recebem repasses diferenciados.  O deputado republicano alega que com a não criação da Agência os recursos não serão destinados à baixada cuiabana.


Médicos retiram sanguessuga viva da traqueia de chinês de 16 anos

Médicos retiraram uma sanguessuga de dez centímetros viva da traqueia de um adolescente chinês de 16 anos. Há dois meses, Tao Jiayuan ficou doente e com a voz rouca. Sua mãe pensou que ele tivesse ficado resfriado e lhe deu alguns remédios, segundo reportagem da emissora de TV neozelandesa "3 News".
Como o jovem não melhorou e tinha dificuldade até para respirar, sua família o levou para o hospital. Durante os exames, os médicos descobriram uma sanguessuga viva em sua traqueia. Ele passou por uma cirurgia em Yibin City, na província de Sichuan.
Médicos retiraram uma sanguessuga da traqueia de adolescente chinês. (Foto: Reprodução/3 News)
Sanguessuga que foi retirada pelo médicos. (Foto: Reprodução/3 News)

 


TRE retoma julgamento e Galindo poderá ficar inelegível por 8 anos



Chico Galindo    O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) retoma o julgamento do processo que pode tornar o prefeito de Cuiabá Chico Galindo (PTB) inelegível por 8 anos, nesta quarta (23). O caso começou a ser julgado na semana passada e a previsão era que continuasse nesta terça (22), mas o desembargador Jones Gattass Dias, que pediu vistas, não pôde comparecer à sessão.
     Galindo é acusado de uso da máquina na campanha ao Governo em 2010, a fim de favorecer o então candidato Wilson Santos (PSDB). O caso é polêmico devido ao fato de o parecer do Ministério Público Estadual (MPE) incriminar apenas Galindo e absolver os demais representados, Wilson Santos e o candidato a vice, Dilceu Dal´Bosco (DEM).
     Segundo a promotoria, Wilson já estava fora da prefeitura quando ocorreu o suposto ato irregular, então não há como comprovar a culpa, ao passo que Galindo administrava o município.
     Dessa forma, o parecer é pela inegibilidade de Galindo a contar de 2010, por abuso de poder político.
     Na última quinta (17), o voto do relator Gerson Ferreira Paes foi pela absolvição dos três representados. Já outros dois desembargadores, Jorge Luiz Tadeu e Pedro Francisco da Silva, seguiram o parecer do MP e Samuel Franco Dalia Junior e André Pozett, aguardam o pedido de vista de Gattas.
     Entretanto, pela complexidade do caso, na sessão desta quarta pode haver novo pedido de vistas, adiando mais uma vez o julgamento. O caso pode interferir nas eleições do ano que vem, já que Galindo não poderá concorrer à reeleição e, embora negue o projeto, é o candidato em potencial do partido


Presidente da Câmara é contra ficha limpa e vê assunto só como modismo



Ananias Filho, presidente da Câmara de Rondonópolis, diz que ficha limpa exclui reeducando da oportunidade de ocupar cargo
   O projeto de lei que busca barrar os chamados “fichas sujas” em Rondonópolis, terceiro maior município mato-grossense, divide opiniões e tem provocado duros embates no Legislativo. Entre os que se mostram mais revoltados com a medida está o presidente da Casa, vereador Ananias Filho (PR). Ele não poupa esforços para “enterrar” a mudança e, para convencer os colegas, tem utilizado desculpas “esfarrapadas”. Ananias argumenta que se trata apenas de um “modismo”, assim como o corte de cabelo da dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó na década de 1990. "Nem todo mundo tem condições de ser ficha limpa. A pessoa que cometeu um único deslize não pode ser taxado como bandido o resto da vida. É uma questão social", defende Ananias.
     Logo em seguida, ele pondera que o projeto do colega Milton Mutum (PSD) não atingirá somente a classe política e o quadro de secretários municipais, mas principalmente as pessoas comuns. Conforme Ananias, a medida vai restringir a atuação de qualquer condenado em todo serviço público. E reforça que os reeducandos perderão uma boa oportunidade de voltar ao mercado de trabalho.
     Para o presidente da Câmara, os políticos estão se aproveitando da popularidade da ideia, defendendo-a para obter destaque na mídia. O problema é que, assim, o republicano resolveu comprar briga com a sociedade, ávida por gestores mais íntegros. O curioso é que proposta semelhante foi aprovada, com tranquilidade, na Assembleia Legislativa e na Câmara de Cuiabá, sendo sancionada pelo governador Silval Barbosa (PMDB) e pelo prefeito Chico Galindo (PTB), respectivamente.
     Em Rondonópolis, a proposta partiu de Mutum. Enquanto a maioria prefere ficar em cima do muro, Ananias e o peemedebista Adonias Fernandes de Souza (PMDB) fazem campanha contra. Exatamente por isso a matéria que deveria entrar em pauta na semana passada vai ser apreciada apenas neste final do mês.
     Com o argumento de que a lei tem que ser igual para todos, Mutum tenta “emplacar” o projeto. Ele argumenta que um concursado, para tomar posse de cargo público, tem qde apresentar certidões negativas criminais, enquanto no caso dos comissionados praticamente não há critério ou restrições, facilitando a indicação de pessoas com problemas na Justiça. "Na realidade é um desrespeito e uma incoerência. Não podemos aceitar que um ficha suja comande um ficha limpa", pontua.


Peixes são flagrados atravessando rodovia inundada nos EUA

Salmões foram flagrados atravessando a nado uma rodovia parcialmente inundada no estado americano de Washington na terça-feira (22).
O vídeo (assista) foi feito na estrada Skokomish Valley, no condado de Mason, próximo à cidade de Shelton.
Peixes são flagrados atravessando rodovia inundada nos EUA (Foto: Reprodução de vídeo)

 

Antônio Joaquim é eleito presidente da Atricon

Acabou de ser eleito em Belém do Pará, na reunião nacional da Associação Nacional dos Membros dos Tribunais de Contas dos Estados e dos Municípios do Brasil, o conselheiro Antônio Joaquim, que sucedeu a Salomão Ribas Júnior que se afastou em definitivo por problemas de saúde. O sucessor direto seria o vice-presidente, Thiers Vianna Montebello, que declinou da missão e indicou Antônio Joaquim alegando que o mesmo representa a modernidade e a inovação da instituição por causa de suas posições independentes quanto ao controle externo das instituições de fiscalização e lisura na aplicação dos recursos públicos.
Outra colocação em relação a escolha de Antônio Joaquim, foi por causa dos avanços tecnológicos conquistados em Mato Grosso, quando da presidência do mesmo e que instituiu o Sistema de Fiscalização GeoObras que se utiliza de satélites e do controle social para que o TCE/MT esteja a mesma tempo em todas as ligas, fiscalizando o poder público de uma meneira em geral. O Sistema GeoObras está sendo cedido para todos os Tribunais de Contas do Brasil e também para outros países do Mundo.
"Fico gratificado de ter sido escolhido por unanimidade em decorrência de todos os avanços que o TCE/MT conquistou nos últimos anos e que tem representado um importante ponto de apoio para modernizar a fiscalização das contas públicas e da correta aplicação desse valores em prol da sociedade. Estamos caminhando para a excelência na aplicação dos recursos públicos sem que os gestores tenham suas contas rejeitadas e a sociedade se sinta atendida em sua necessidade", disse Antônio Joaquim.

 

Deputado quer castração química para pedófilos


Líder do PSD na Assembleia Legislativa, o deputado Walter Rabello é o autor de um projeto de lei para castração química dos pedófilos, que consiste na injeção de substâncias para diminuição da libido em pessoas que cometeram crimes sexuais contra crianças e adolescentes. A proposta do deputado tramita nas principais comissões do legislativo com a expectativa de ser votada ainda em 2011 e sancionada pelo governador Silval Barbosa (PMDB), tendo antes, avaliação de diversos segmentos sociais, que tenham interesse em debater o tema.
“É mais uma forma de evitarmos as tragédias sociais anunciadas, que temos observado todos os dias”, justificou Rabello. O deputado teve como base as normas suplementares de direito penitenciário, que regula e autoriza a utilização de medicamentos hormonais em presos condenados pelos delitos previstos no Código Penal Brasileiro nos casos de pedofilia.
A proposta segue também as disposições de decisão judicial que concede o livramento condicional e autoriza a saída temporária dos ex-detentos do estabelecimento penal, sem vigilância direta, ou a prestação de trabalho externo.
A matéria prevê ainda que a utilização de hormônios, como medida terapêutica e temporária de saciar o desejo sexual, será ministrada por corpo clínico designado pela Secretaria de Estado da Saúde e atuará no interior do estabelecimento em que estiver recolhido o preso interessado no tratamento. O tratamento de diminuição da libido, popularmente conhecido como castração química, consiste em uma forma temporária de se diminuir drasticamente a libido daqueles que possuem, de acordo com o Código Internacional de Doenças, desvio sexual considerado como pedofilia.

Jovem gasta R$ 11,4 mil para ter lábios iguais ao de personagem animado


Uma jovem de 22 anos gastou 4 mil libras (R$ 11,47 mil) para aumentar o tamanho de seus lábios. Kristina Rei, de 22 anos, que mora em São Petersburgo, na Rússia, fez 100 aplicações para deixar sua boca mais carnuda. Ela contou que se inspirou na personagem de desenho animado Jessica Rabbit, segundo reportagem do jornal inglês "The Sun".
Kristina Rei gastou R$ 11,4 mil para ficar com os lábios iguais ao da personagem Jessica Rabbit. (Foto: Reprodução/The Sun)
"Eu amo os lábios enormes da Jessica Rabbit", disse Kristina, que nunca teve namorado. Ela fez a primeira aplicação quando tinha 17 anos e afirma que as injeções a fazem se sentir mais confiante. Cada sessão custa 40 libras.
Kristina diz não ligar para a opinião dos outros. "Eu sei que algumas pessoas acham ridículo, mas não me importo", afirmou.
Kristina Rei se inspirou na personagem de desenho animado Jessica Rabbit. (Foto: Reprodução)

Prefeito deve ressarcir 15 mil a prefeitura

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Marino José Franz, terá que ressarcir ao erário R$ 15.518,12 correspondente a  430,70 UPF, referentes ao atraso nos pagamentos das faturas das concessionárias de serviços públicos (CEMAT, OI, BRASIL TELECOM e EMBRATEL). De acordo com a decisão do Tribunal de Contas de Mato Grosso, o valor deverá ser pago no prazo de 60 dias.
 
Os conselheiros julgaram regulares com determinações legais e recomendações as contas anuais de gestão de 2010 da prefeitura . Franz também foi multado em R$ 396.33 (11 UPF). O voto foi relatado pelo conselheiro Waldir Teis na sessão plenária do dia 04 de outubro.
 
Foi recomendado ao gestor para que se atente para as questões formais, evitando erros primários na elaboração das peças que compõem o balanço geral da prefeitura municipal, assim como nos envios das informações por meio físico e/ou eletrônicos obrigatórias; observe as regras que regem as contratações de pessoal nos serviços públicos e estruture o controle interno para que haja a devida eficiência de sua atuação.
 
No julgamento ainda foi julgada improcedente denúncia (Processo nº 15.891-7/2010 – Autos Digitais) contra o o prefeito, por conta da não comprovação de indícios de  ilegalidade praticada pelo gestor. (Ascom TCE)

 Silval define propriedades para Sáúde e Infraestrutura

O governador Silval Barbosa apresentou para a bancada federal de Mato Grosso, na tarde desta terça-feira (22), em Brasília as obras consideradas prioritárias para o Estado e que deverão contar com recursos provenientes de emendas parlamentares ao Orçamento Geral da União (OGU) para o próximo ano.
Entre as obras estão a construção do Hospital da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o Rodoanel de Cuiabá, a conclusão da duplicação da Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251, que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães) e ainda o asfaltamento da MT-100, entre outras rodovias.
A reunião, realizada no Plenário 9 do Senado Federal, na Sala Alexandre Costa, contou com a presença dos nove deputados federais e dos três senadores por Mato Grosso.
Silval Barbosa relatou para os parlamentares quais são as obras enquadradas dentro do Plano Estratégico de Governo. “Fiz uma exposição de forma macro. Mas, a destinação ou indicação das emendas fica a critério de cada deputado e senador”, disse o governador, deixando os parlamentares à vontade para decidirem.
Os investimentos no próximo ano irão contemplar setores como o de Turismo, Saúde, Educação e Segurança Pública, incluindo investimentos na fronteira.
Dentre as obras citadas pelo governador estão ainda obras de asfaltamento da MT-208, MT-020 (entre Paranatinga e Canarana), MT-100 (principalmente, em trechos de Barra do Garças e Alto Araguaia) e ainda em MTs na região de Querência, dentro da área de abrangência da projetada Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico).
Silval destacou a importância do trabalho realizado pela bancada e elogiou a disposição de todos os parlamentares que apoiaram as demandas apresentadas.
O governador disse ainda que o Governo do Estado estará à disposição da bancada para defender as emendas. “Como no ano que vem é época de eleição municipal, o Estado assumirá o papel de intermediário destinando as emendas para os municípios com as devidas contrapartidas”, explicou o governador.
Para o deputado Wellington Fagundes, coordenador da bancada, a reunião foi muito boa porque o governador colocou as prioridades do Estado e a bancada, de forma consensual, apoiou a destinação das emendas para as áreas elencadas.
“Inclusive, como em 2012 haverá eleições, com transição nas prefeituras, muitas emendas estão sendo destinadas ao Governo do Estado que fará os repasses para as prefeituras e se comprometeu a fazer as contrapartidas”, afirmou Fagundes.
Para 2012, a Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional definiu que deputados e senadores (513 deputados e 81 senadores) terão direito a 20 emendas individuais no valor de R$ 15 milhões.
De cada emenda, R$ 2 milhões devem ser destinados exclusivamente para ações e programas na área de saúde. Além disso, serão ainda 15 emendas coletivas apresentadas por Estado, com perspectiva de ser aprovado um valor de até R$ 25 milhões.
A Comissão também aprovou emendas populares para municípios com menos de 50 mil habitantes terão direito a uma emenda entre R$ 300 mil e R$ 600 mil para obras prioritárias. Os prefeitos deverão realizar audiências públicas para definir tais obras e a pauta deverá ser apresentada à proposta orçamentária até o dia 10 dezembro. Se a pauta não for apresentada, os recursos serão destinados à área de Saúde.
Participaram da reunião os deputados federais Wellington Fagundes, Homero Pereira, Nilson Leitão, Eliene Lima, Pedro Henry, Carlos Bezerra, Valtenir Pereira, Júlio Campos, e os senadores Blairo Maggi, Jaime Campos e Pedro Taques.
Fonte: Com informações da Secom-MT/Redação/Midia News

Britânico diz beber 42 litros de refrigerante diet por semana

Darren Jones, de 38 anos, bebe 42 litros de Coca-Coca diet por semana. (Foto: Reprodução/The Sun) O britânico Darren Jones, de 38 anos, bebe 42 litros de Coca-Coca diet por semana. Nos últimos dez anos, ele tomou diariamente duas garrafas de três litros, segundo reportagem do jornal inglês "The Sun".
Ele disse que começou a tomar refrigerante diet quando era adolescente, mas o hábito se tornou um vício. "Eu não bebo mais nada", disse Jones, que mora em Brinnington, no Reino Unido.

 



Dívida milionária com energia elétrica pode impedir a concessão da Sanecap


A Rede Cemat vai impugnar dentro do prazo legal (5 dias antes da data marcada para abertura dos envelopes com as propostas dos interessados em assumir os serviços de água e esgoto de Cuiabá), que está agendado para 22 de dezembro, o edital de concessão da Sanecap ou então oferecer cerca de R$ 180 milhões em créditos a receber (R$ 110 milhões da Sanecap e R$ 70 milhões da Prefeitura) do Poder Público Municipal de Cuiabá para assumir a gestão da empresa.
Essas foram as considerações feitas por Raimar Bottega, gerente jurídico da Rede Cemat, ao informar que a Sanecap e o prefeito Chico Galindo (PTB) já foram notificados pelo Juízo da 2ª Vara da Fazenda Pública para pagar em 15 dias, pendências referentes ao fornecimento de energia não quitado pela Sanecap, da ordem de R$ 97 milhões, sob pena de multa de 10% ao mês, ou seja, R$ 9,7 milhões por descumprimento de ordem judicial.

Riva nega briga com Pedro Henry, mas 
condena estadualização dos pronto-
socorros

 

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado José Riva (PSD), negou durante a sessão desta quarta-feira que exista "algum tipo de desentendimento pessoal e político" entre ele o secretário de Saúde, Pedro Henry (PP). Nos últimos dias, Riva fez alguns questionamentos em relação ao funcionamento das OSS´s (Organizações Sociais de Saúde), implantadas neste ano em alguns hospitais públicos de Mato Grosso.
“Não existe nada entre eu e o deputado Pedro Henry. Acontece que quando o deputado não pede informações ele é o omisso, e quando pede é perseguição. Se existe algum veículo de comunicação que tem algo contra o secretário deve se posicionar e não buscar me usar para provocar intrigas”, frisou o presidente da Assembleia. O deputado descartou que sua troca de partido, saindo do PP para o recém-criado PSD, influenciou na sua relação pessoal com Henry.
Segundo Riva, a fiscalização das OSS´s é normal neste início de implantação no Estado, uma vez que o sistema ainda é bastante questionado. “Se não der certo, a culpa não deve cair apenas nas costas do Pedro Henry, mas também nesta Casa e no governador que autorizou a implantação”, colocou.
O presidente da Assembleia questiona a Secretaria de Saúde se o novo sistema será implantado em todo Estado. Além disso, ele critica a possível estadualização dos prontos-socorros de Cuiabá e Várzea Grande. “O Estado tem é que construir novas unidades de Saúde ao invés de assumir uma que está sob gestão do município”, pontuou. 

Não é de colecionador, diz sócio da Duff Brasil, a cerveja d'Os Simpsons'

 
Detalhe de como será a garrafa da Duff no Brasil (Foto: Divulgação)Vinte e dois anos. Esse é o tempo que os fãs brasileiros esperam para descobrir qual é o gosto da Duff, a cerveja predileta de Homer Simpson. A espera agora acabou: chega nesta semana ao país a versão real da bebida alcoólica que Moe serve em sua taberna desde 1989.
A Duff brasileira não tem nenhuma relação oficial com a animação de Matt Groening. O animador, que jamais desejou que a bebida ganhasse vida para não estimular o consumo da criançada, viu em 2006 o mexicano Rodrigo Contreras transformá-la em realidade ao copiar seu nome e logotipo. Desde então o empresário a exportou para a Europa e criou um braço sul-americano na Colômbia e no Chile. É essa a Duff que vem ao Brasil pelas mãos do colombiano Gustavo Mejía.
“Ela é vendida lá fora há sete anos e, desde então, a Fox [dona dos direitos de imagem do desenho] nunca fez nada. Não vinculamos a cerveja com ‘Os Simpsons’”, explica Conrado Kaczynski, da Duff Brasil. Segundo ele, o objetivo principal da marca é estimular o consumidor a não experimentar a bebida apenas uma vez. “Sabemos que o apelo dela é muito interessante, mas não se trata de uma cerveja para colecionador. Nossa preocupação é com a 2ª venda”, continua.
Infográfico cerveja Duff, de 'Os Simpsons' (Foto: Arte G1)
 
A Duff do mundo amarelo de “Os Simpsons” é barata e ruim; a real é premium, cara e não sairá em latinha: vai custar entre R$ 8 e R$ 10 e será vendida no tamanho long neck (355ml) em 35 bares de São Paulo e nos quiosques da rede Mr. Beer, presente também no Rio de Janeiro, Paraná e Brasília. Vinte bares paulistanos (os nomes são guardados em segredo) a receberão a partir desta sexta-feira (25).
Em cada parte do mundo a Duff de Contreras ou de outras empresas que também se aproveitaram do desleixo de Groening têm uma receita diferente (veja o infográfico acima). Por aqui ela será puro malte (sem conservantes) e terá uma mistura de dois tipos de malte e três de lúpulo. Seu teor alcoólico será de 5%. A responsável por sua produção é a cervejaria Saint Bier, de Santa Catarina.
“Ela chega mesmo no começo de dezembro. Estamos produzindo mil caixas de 24 garrafas”, enumera o sócio da Duff Brasil. “O público que esperamos que compre a cerveja é aquele acima de 25 anos, que começou a beber cervejas mais sofisticadas, como a Colorado e a Eisenbahn, e que está atrás de uma marca mais divertida”, completa.
 Cuiabá e VG, é preciso ir muito além do 
VLT


A capital de Mato Grosso,Cuiabá, foi uma das piores 
colocadas na classificação de mobilidade urbana, pelo menos é o que apontam os especialistas. Melhorar a mobilidade urbana em Cuiabá é um dos grandes desafios dos 
governos. Mas, mesmo com grandes eventos esportivos até 2014, a cidade provavelmente só deverá alcançar um 
patamar de alto padrão em transporte público em 2020, somente com o tempo.
Uma delas é a implantação do sistema do VLT, com valor estimado em R$ 1,5 bilhão, entre projeto e desapropriações.
Falência do transporte coletivo

A ideia de inserir o VLT como solução momentânea deve-se à falência geral do transporte coletivo na cidade.
Mas enquanto isso, não se justifica a demora em algumas obras e sua implantação, já que a cidade perde economicamente com a falta de mobilidade de seus cidadãos. "Muitos investimentos em novos negócios na cidade deixam de ser concluídos por falta de um transporte eficaz. E, infelizmente, o VLT é pequeno para o tamanho do problema que temos”, completou o comerciante Antonio Dias.
Diante disso é a população que vem sofrenbdo diariamente com o caos no trânsito, e para piorar ainda mais, não se tem fiscalização nem por parte dos Guardas Municipais e muito menos pela Polícia Militar de Trânsito que foi extinta no governo Blairo Maggi.
A consequência disso é que as ruas e avenidas viraram uma terra de ninguém, uma verdadeira guerra, onde predomina a violência e mortes.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Prefeito é acusado de não prestar contas ao FNDE

Ministério Público Federal ofereceu denúncia contra o prefeito de Santa Carmem (531 km ao norte de Cuiabá), Alessandro Nicoli, por crime de responsabilidade. O prefeito do município mato-grossense deixou de prestar contas, no devido tempo, em convênio firmado com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em de maio de 2008. O contrato, no valor de R$ 225.720,00, era destinado à compra de um ônibus escolar, zero quilômetro, para o transporte diário de alunos da educação básica.
 
A vigência do convênio era de 210 dias a contar da assinatura, com prestação de contas para 60 dias após essa data, portanto, em fevereiro de 2009. Segundo a denúncia, Alessandro Nicoli apresentou a documentação com atraso, somente em maio do mesmo ano. No entanto, a prestação de contas foi enviada incompleta, pendência que foi resolvida posteriormente, por meio do envio de documentos complementares. 
 
Para a procuradora regional da República Valquíria Quixadá o prefeito “deixou de cumprir a obrigação legal”, já que a ausência de prestação de contas da aplicação dos recursos federais recebidos, no tempo certo, está prevista no decreto-lei 201/1967. 
 
O MPF pediu ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) o recebimento da denúncia e a condenação do prefeito. Se condenado, Alessandro Nicoli poderá ser punido com pena de detenção, de três meses a três anos, e ficar inabilitado por cinco anos a exercer qualquer função ou cargo público. (Ascom MPF) 
Chico Curvo ameaça deixar a base de sustentação do governo de Tião se as demissões continuarem
 
O vereador Chico Curvo usou a tribuna da Câmara Municipal de Várzea, durante a sessão ordinária desta segunda-feira, 21,para mandar um recado direto ao prefeito Tião da Zaeli, sobre as demissões dos agentes de endemias de Várzea Grande, Curvo disse que se as demissões continuarem ele vai deixar a base governista e virar oposição.
Chico Curvo, ficou sensibilizado com o manifesto dos servidores da saúde que foram demitidos, e lotaram as dependências da Câmara em busca de apoio dos vereadores para solucionar o problema.

Entenda o caso

Aproximadamente 58 servidores lotados na Secretaria de Saúde de Várzea Grande, foram exonerados. Os servidores foram convocados pelo atual secretário, Marcos José, e receberam o comunicado sobre o desligamento da secretaria.
Segundo o secretário parte dos 58 servidores exonerados mantinha cargos comissionados, e a outra parte contratos temporários. Ele adiantou  que o corte faz parte do enxugamento da folha de pagamento, determinado pelo prefeito Tião da Zaeli, e que novas demissões serão anunciadas nos próximos dias.

Presa ao dirigir bêbada, jovem sorri para foto e faz gesto de positivo

   G1 Michelle Watson sorriu enquanto posava para foto da polícia.  (Foto: Divulgação) Após ser presa acusada de dirigir bêbada em Prescott, no estado da Arizona (EUA), a norte-americana Michelle Watson, de 24 anos, chamou atenção ao sorrir enquanto posava para foto da polícia.
Além disso, ela fez o gesto de positivo com os polegares.
De acordo com a polícia, Michelle apresentava teor de álcool no sangue três vezes acima do limite legal do estado, quando foi detida na última quinta-feira.
Além de estar alcoolizada, a jovem também foi acusada de agressão e resistência à prisão.
 
 
Vereadores de Cuiabá receberam aumento de verba indenizatória antes de lei publicada
 

Os 19 vereadores por Cuiabá receberam a verba indenizatória com reajuste de 87% mesmo antes da publicação da lei que regulamentou o aumento para R$ 15 mil. A denúncia foi feita pelo vereador de oposição Lúdio Cabral (PT), que alega que o antigo valor de R$ 8 mil é suficiente para custear a atividade parlamentar.
Lúdio argumenta que a última verba indenizatória foi depositada no dia 31 de outubro, mas a publicação da lei que permitiu o aumento só ocorreu no dia 4 de novembro. "É a partir da publicação que a regra ganha validade no mundo jurídico".
O presidente da Câmara de Cuiabá, Júlio Pinheiro (PTB), nega qualquer irregularidade e diz que o prefeito Chico Galindo (também do PTB) sancionou a lei no dia 25. "Se a publicação demorou para ocorrer na Gazeta Municipal, a culpa não é nossa. Por isso, estou tranquilo".
Júlio ironizou ainda o petista dizendo que ele deveria ressarcir o dinheiro a mais depositado na conta de Lúdio. Já o parlamentar de oposição garante não ter usado a verba e promete devolver a partir da decisão judicial com a qual espera anular o reajuste. Cada vereador tem direito ainda a salário de R$ 9,2 mil e R$ 17 mil para contratação de assessores sem concurso público.
 
 
Prefeito de Cocalinho tem que restituir R$ 12 mil e pagar multa de R$ 3 mil  
 
Foram julgadas regulares com determinações legais, as contas anuais de gestão da Prefeitura de Cocalinho na sessão plenária do dia 4 de outubro do Tribunal de Contas de Mato Grosso. Na ocasião os conselheiros procederam ao exame das informações relativas ao exercício de 2010, sob a gestão do prefeito Luiz Henrique do Amaral que recebeu multa de R$ 3.711,09 (103 UPF).
O conselheiro relator José Carlos Novelli, determinou ao prefeito que restitua aos cofres públicos municipais R$ 12.552,13 (348,38 UPF) correspondente ao pagamento de despesas com viagem, sendo que as mesmas deveriam ser custeadas com diárias previstas em lei.
Devido às falhas pontuadas pela equipe técnica, foi recomendado ao gestor que esteja atento à realização de despesas sem embasamento legal, pois as mesmas devem estar de acordo com a devida formalização dos documentos essenciais. Além disso, deve enviar no prazo e na forma correta as informações obrigatórias ao TCE.
 

Mais de 60 coelhos são achados abandonados em estrada nos EUA

  G1 Mais de 60 coelhos foram aparentemente abandonados em estrada. (Foto: AP) Mais de 60 coelhos foram aparentemente abandonados no último domingo (20) ao longo de uma estrada em Colorado Springs, no estado do Colorado (EUA). Uma investigação foi aberta para apurar o caso. Um órgão de defesa dos animais está oferecendo US$ 500 de recomenda por informações, segundo a emissora "KKTV".
 
 
Com voto contra, Tribunal julga Galindo e pode torná-lo inelegível

24 Horas News

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deverá dar continuidade nesta terça-feira, 22, ao julgamento da ação em que o prefeito Francisco Galindo, de Cuiabá, é denunciado por abuso de autoridade e uso indevido de veículo de comunicação na campanha ao Governo do Estado em 2010. As ações teriam  favorecendo o então candidato  Wilson Santos, do PSDB, da qual Galindo foi vice. Se condenado, o prefeito poderá ficar inelegível por até 8 anos.
 O julgamento havia sido adiado devido a um pedido de vistas do juiz Jones Gattass Dias. O relator do processo, desembargador Gerson Ferreira Paes, votou pela improcedência das acusações contra todos os representados. Porém, dois integrantes do pleno consideram que houve culpa do prefeito. Os juizes Samuel Franco Dalia Junior e André Pozetti, aguardam o pedido de vista para se posicionarem.
Além da utilização indevida de veículo de comunicação e de abuso de autoridade, também existe a acusação de prática de conduta vedada aos agentes públicos.
O requerente do processo é a coligação ‘Mato Grosso em Primeiro Lugar’, que envolve os partidos PMDB, PR, PT, PP, PC do B, PRB, PTN, PSC, PTC, PHS e PRP, liderada pelo hoje governador Silval Barbosa.
 
Eder, o sobrevivente, agora se cala
 

O presidente da Secopa, Eder Moares, encerra mas um mês desta crise mal sanada encarnando outro personagem. A altivez, a galhardia e a carioquice que ostentou durante os últimos  anos à frente de um dos cargos mais importantes do governo do estado de Mato Grosso deram lugar à moderação, ao esforço para controlar o tom, e até, quem diria, ao silêncio. “Esse silêncio me dá uma felicidade!" – disse numa entrevista.
Eder, ao que parece, aprendeu a se calar. A verborragia lhe custou caro. Indicava que o "secretáriou ou presidente" ou não havia entendido a gravidade da enrascada em que se metera, ou a menosprezava – uma atitude que afetava a liturgia do cargo que ocupa. E, no limite, arranhou até a autoridade do próprio governador Silval Barbosa.
Mas a mudança de estilo e tom não resolve o principal.Eder não se livrou da fama de ter metido e arrogante. Saiu-se de desmemoriado, mas faltou um mais que devido pedido de desculpas público pelas confusões que sua suposta falta de memória provocou. A humildade demonstrada por Eder não bastou para tanto.
Assim,Eder, o sobrevivente, vai ficando, controlando seu estilo bufão e sua índole simpaticona, empenhado em mostrar serviço e em resgatar o que puder de espaço político junto a um governo cada vez mais cético.
 

Capivara é capturada sob rampa do Supremo, em Brasília

  G1
Seguranças imobilizam com rede capivara que apareceu sob a rampa de entrada do Supremo Tribunal Federal, em Brasília, na tarde desta terça-feira (22) (Foto: Débora Santos/G1) Uma capivara foi capturada na tarde desta terça-feira (22) sob a rampa de acesso do Supremo Tribunal Federal, em Brasília. O animal foi encontrado pelos seguranças, que chamaram a Polícia Ambiental.

O resgate aconteceu por volta das 16h, duas horas após  o animal ter sido avisatado. " É muito comum esse tipo de animal nos prédios públicos de Brasília. Eles saem do Lago Paranoá", disse o cabo Dennis Martins, que coordenou a captura.
Segundo ele, a capivara apresentava um arranhão no focinho. O animal, uma fêmea adulta, foi levado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). Se tiver algum problema de saúde, ela será encaminhada para o Zoológico de Brasília, para tratamento.
 

Em entrevista exclusiva ao Olhar Direto, secretário Eder Moraes admite que cometeu erro por superexposição

 
Em entrevista exclusiva ao <font color=orange>Olhar Direto</font>, secretário Eder Moraes admite que cometeu erro por superexposição Cuiabá foi escolhida cidade-sede da Copa do Mundo de 2014 em 2009. Dois anos depois, a cobrança por obras, principalmente de mobilidade urbana, é intensa. A missão não é fácil e o secretário Extraordinário da Copa, Eder Moraes, tem enfrentado  insatisfação popular e pressões políticas. Ele ainda avisa que “realizar a Copa é uma operação de guerra” e adianta que não tem pretensão política.

Para acalmar os ânimos, Moraes já anuncia a licitação para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para este ano ainda. Destaca o alto investimento que será feito na capital, com obras que, segundo ele, demorariam 50 anos para acontecer em Cuiabá.


Por isso, Eder pede paciência ao povo mato-grossense e lembra que a burocracia é responsável pelo atraso do início das obras. E menciona muitos gestores, que  terminam seus mandatos sem conseguir tirar do papel sequer uma única construção. Mas ressalta que 2011 foi um ano para vencer esta etapa do processo.


O secretário recebeu a reportagem do
Olhar Direto em seu gabinete para expor os projetos e andamento das obras para a Copa do Mundo de 2014. Porém, mais do que isso, ele admitiu também que errou com a superexposição, por isso, agora tem mantido uma postura de reclusão e diz que prefere falar com trabalho. Esta é a primeira de outras reportagens que serão feitas com Eder. Outros temas também foram abordados e serão expostos em outras matérias.
 

Governo do Estado confirma IPVA mais barato para 2012


O Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) estará mais barato em 2012. A informação foi confirmada nesta terça-feira (22.11) pela Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT) após análise das informações fornecidas pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (Fipe). Em média, a queda para veículos populares, ou seja, com até 1.000 cilindradas, será de 5,2% para os carros com até cinco anos de uso, e 4,2% para os de cinco a dez anos.

Este é o terceiro ano seguido de redução no IPVA em Mato Grosso. Em 2011 a queda média foi de 9%, e em 2010, foi de 12%. “É necessário deixar claro que a redução apresentada é uma média. Na hora de calcular o imposto cada carro tem seu cálculo feito de forma individual. Temos modelos onde a queda no imposto é muito maior que os 5%, e em outros, menor. O IPVA é um imposto que reflete o valor venal do veículo”, destacou o secretário de Estado de Fazenda, Edmilson José dos Santos.


O IPVA utiliza como base a pesquisa de mercado, especificamente do Estado de Mato Grosso, contratada pela Sefaz e realizada pela Fipe. Pelos dados apresentados, a queda para veículos mais potentes, os nacionais acima de mil cilindradas, terão uma queda maior no imposto. Em média, a redução será de 6,6% para veículos com até cinco anos da data de fabricação, e 5,3% para os carros entre cinco e dez anos.


Os motociclistas deverão ser os maiores beneficiados pela redução no valor venal pesquisado. Para as motos nacionais, a queda será em média de 7,3% para até cinco anos, e 6,3% para as de cinco a dez anos de uso. Nas motos importadas, a redução deverá alcançar 7,5% e 6,3%, respectivamente, quanto ao tempo de uso.


Veículos pesados também terão seu imposto reduzido. Caminhões com até cinco anos de uso terão queda média no IPVA de 1,9%, e ônibus de 1,8%.


NOVAS REGRAS PARA DESCONTOS


O pagamento do IPVA 2012 com desconto de 5% será concedido no próximo ano observando um novo cronograma de prazos, ou seja, será autorizado até o dia 10 de cada mês. Na prática, a mudança tornará o desconto escalonado: até o dia 10, desconto de 5%; do dia 10 ao dia 20, desconto de 3%; do dia 20 ao final do mês, pagamento integral ou parcelado (sem desconto); após o vencimento, o recolhimento é integral com multa.


Exemplificando a mudança estipulada pelo Decreto n° 207/11, com a publicação das alterações e do calendário de IPVA 2012, pode-se dizer que um veículo com placa final 1 e com o IPVA no valor integral de R$ 200,00 possui as seguintes opções: até o dia 10 de janeiro, o imposto cobrado é de R$ 190,00; do dia 10 ao dia 20 o valor chega aos R$ 194,00, do dia 20 ao final do mês, é cobrado os R$ 200,00.


O atual modelo de cobrança via calendário será mantido: no mês de janeiro o recolhimento do IPVA é para veículos com placas final 1; fevereiro para 2 e 3; março para 4 e 5; abril para 6 e 7; maio para 8 e 9; e junho para final zero.


ONDE PAGAR


O Documento de Arrecadação (DAR-1/AUT), com o valor para pagamento do imposto, pode ser emitido pelo próprio contribuinte no portal da Sefaz (www.sefaz.mt.gov.br), no menu IPVA (lateral esquerda da página). O contribuinte também pode retirar o DAR-1/AUT para recolhimento do IPVA nas unidades informatizadas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MT).


Nos municípios onde não houver unidade do Detran ou, se houver e a unidade não for informatizada, o contribuinte pode se dirigir à Agência Fazendária do seu domicílio fiscal para retirar o DAR-1/AUT para pagamento do tributo.


A atual regra para o parcelamento do imposto está mantida. O contribuinte pode parcelar em três vezes sem juros o IPVA até o seu vencimento, passada esta data, o débito ainda poderá ser parcelado em três vezes, porém com acréscimos de juros e multa. Para débitos referentes a anos anteriores ao em exercício, o parcelamento pode ser efetuado em até seis vezes.


ARRECADAÇÃO


No período de janeiro a outubro deste ano foram arrecadados aproximadamente R$ 290,5 milhões com o IPVA, de uma previsão de R$ 315,6 milhões. A expectativa da Sefaz é arrecadar R$ 316,9 milhões com o tributo no exercício de 2012. Deste montante, 50% são destinados ao Estado e 50% ao município onde estiver licenciado o veículo.


ALÍQUOTA


A alíquota do IPVA sobre o valor venal do veículo é calculada em 1% para motos até 180 cilindradas, caminhões e ônibus; 2% para carros até 1.000 cilindradas; 3% para carros acima de mil cilindradas, caminhonetes e carros importados; e 4% para carros de competição. Veículos novos adquiridos em concessionárias do Estado por cidadãos domiciliados em Mato Grosso têm o benefício da isenção do IPVA no primeiro emplacamento, desde que permaneçam registrados no Estado pelos dois anos seguintes ao da compra.


Os pagamentos relativos ao IPVA, qualquer que seja sua modalidade ou exercício de referência, podem ser efetuados mediante a apresentação do DAR nas Casas Lotéricas e agências ou nos postos de atendimento das instituições financeiras a seguir: Banco do Brasil (e correspondente bancário), Banco da Amazônia, Banco de Crédito Cooperativo do Brasil (Sicredi), Caixa Econômica Federal, Bradesco (e correspondente bancário), Itaú, Unibanco, Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob) e Cooperativa de Crédito de Primavera do Leste (Primacredi).


Confira abaixo o calendário completo de vencimento do IPVA para 2012:


Final 1

Recolhimento em cota única com 5% de desconto - Até 10.01.2012
Recolhimento em cota única com 3% de desconto - Até 20.01.2012
Recolhimento integral ou parcelado (sem desconto) - Até 31.01.2012
Recolhimento integral com multa - Após 31.01.2012

Finais 2 e 3

Recolhimento em cota única com 5% de desconto - Até 10.02.2012
Recolhimento em cota única com 3% de desconto - Até 20.02.2012
Recolhimento integral ou parcelado (sem desconto) - Até 29.02.2012
Recolhimento integral com multa - Após 29.02.2012

Finais 4 e 5

Recolhimento em cota única com 5% de desconto - Até 12.03.2012
Recolhimento em cota única com 3% de desconto - Até 20.03.2012
Recolhimento integral ou parcelado (sem desconto) - Até 30.03.2012
Recolhimento integral com multa - Após 30.03.2012

Finais 6 e 7
Recolhimento em cota única com 5% de desconto - Até 10.04.2012

Recolhimento em cota única com 3% de desconto - Até 20.04.2012
Recolhimento integral ou parcelado (sem desconto) - Até 30.04.2012
Recolhimento integral com multa - Após 30.04.2012

Finais 8 e 9

Recolhimento em cota única com 5% de desconto - Até 10.05.2012
Recolhimento em cota única com 3% de desconto - Até 21.05.2012
Recolhimento integral ou parcelado (sem desconto) - Até 31.05.2012
Recolhimento integral com multa - Após 31.05.2012

Final 0

Recolhimento em cota única com 5% de desconto - Até 11.06.2012
Recolhimento em cota única com 3% de desconto - Até 20.06.2012
Recolhimento integral ou parcelado (sem desconto) - Até 29.06.2012
Recolhimento integral com multa - Após 29.06.2012

Dente de dinossauro com 67 milhões de anos será leiloado nos EUA

  G1
Dente de tiranossauro rex tem, pelo menos, 67 milhões de anos (Foto: Caters News)Um dente de tiranossauro com 67 milhões de anos será leiloado no dia 11 de dezembro em Los Angeles, nos Estados Unidos. Descoberto em uma fazenda em Garfield County, no estado de Montana, o osso tem 15,2 centímetros de extensão e pesa 338 gramas. O valor pago pela peça pode chegar até R$ 53,5 mil.
O osso foi achado enterrado no solo por um trabalhador rural que arava o local. Com ótimo estado de conservação, a presa é uma das mais antigas já encontradas no mundo e era usada para triturar os ossos de presas do tiranossauro.
 

Silval Barbosa e Marino Franz inauguram duplicação da MT 449 e assinam novos convênios


O prefeito de Lucas do Rio Verde, Marino Franz e o governador do Estado de Mato Grosso, Silval Barbosa entregaram na tarde de ontem (21) mais uma importante obra a população do município. A duplicação dos 6,7 quilômetros da rodovia MT 449, ligando Lucas do Rio Verde a Tapurah, era uma reivindicação antiga da população e da classe produtora da região.

Segundo o prefeito, a obra foi uma das primeiras realizadas no município através de uma parceria envolvendo, o setor público e a iniciativa privada, representada pela Associação dos Beneficiários da Rodovia da Mudança.


O convênio para a duplicação da rodovia foi assinado no ano passado entre o governo do estado e a prefeitura. Foram investidos aproximadamente R$ 5 milhões, sendo 90% do valor, recursos do Estado e 10% do município. Além da duplicação da via, foram construídas três rotatórias para facilitar o acesso e retorno dos veículos.


Franz ressaltou ainda que a entrega de mais esta importante obra marca a presença efetiva do Estado em Lucas do Rio Verde. Por mês, passam pela rodovia em média 340 mil veículos, que a partir de agora poderão trafegar com mais conforto e segurança.


Segundo o governador Silval Barbosa, todos os convênios assinados em parceira com a Prefeitura de Lucas do Rio Verde resultaram em obras importantes e executadas com toda eficiência. Barbosa, lembrou que nos últimos anos, o Estado esteve presente no município com investimentos em habitação, saneamento e educação.


Recentemente, o governador, o prefeito e o Ministério da Educação assinaram um novo convênio para a construção de uma escola no Loteamento Venturini e a ampliação de outra unidade. Os investimentos ultrapassam R$ 3 milhões e as obras devem começar no início de 2012. “Um município que cresce da maneira que Lucas do Rio Verde cresce necessita da presença do governo dos estado, principalmente na área de infraestrutura, ajudando o município a se desenvolver e a gerar mais oportunidades para todos, afirmou Barbosa.


Na noite de ontem, o governador, o prefeito e a diretoria da Escola Estadual Dom Bosco assinaram uma nova parceria, desta vez, para a construção de um auditório com capacidade para 700 pessoas. As obras devem começar em 2012 e os investimentos são de aproximadamente R$ 500 mil.


Além da entrega da duplicação da MT 449, as autoridades presentes participaram da inauguração do Centro de Eventos da Fundação Rio Verde e da abertura do XI Seminário Nacional do Milho Safrinha. O evento segue até amanhã (23) com diversas palestras e a participação de grandes pesquisadores do Brasil.


A solenidade de inauguração também contou com a presença do governador do Estado do Amapá, Camilo Capiberibe, que apresentou o Porto de Santana como alternativa viável de transporte para a produção mato-grossense.
 
 

Sérgio Ricardo cobra transparência de Eder e diz que não há tempo a perder




Durante visita ontem ao canteiro de obras da Arena Pantanal, em Cuiabá, o deputado Sérgio Ricardo, presidente da Comissão de Acompanhamento das Obras da Copa de 2014, cobrou mais transparência das ações do dirigente da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo, Eder Moraes. 
Sérgio apontou a necessidade de a Secopa abrir um diálogo direto com a imprensa e principalmente com a população. Ele sugeriu que a Secretaria disponibilize uma sala de imprensa para atender os profissionais, além disso, fornecer mensalmente um relatório público detalhado sobre a situação de todas as obras. Também que seja preparado um local de fácil acesso onde a população possa visitar e estar inteirada do que está acontecendo na obra.
O deputado lembrou que no momento, o mais importante é unir os esforços de todas as instituições envolvidas. “Temos que fazer parte de um time só, pois não temos mais tempo a perder”.
O secretário da Secopa, Eder Moraes, elogiou a iniciativa da Assembleia Legislativa em mostrar as informações relacionadas à obra da Arena Pantanal. Antes da visita até o local da obra, o assessor técnico da Secopa, engenheiro João Paulo Curvo, fez uma explanação sobre o Projeto da Arena de Multiuso.
Pelo projeto, a obra Arena está orçada em R$ 359 milhões que inclui a construção de uma arena esportiva e um complexo de lazer. O empreendimento terá capacidade para 43.600 pessoas e poderá sediar variados tipos de eventos de grande porte, além dos jogos de futebol. Atualmente cerca de 660 funcionários trabalham na construção da arena que é gerenciada pela Concremat e a executada pelo Consórcio Santa Barbara/ Mendes Júnior.

De acordo com o engenheiro João Paulo, 36% das obras já foram concluídos e, no primeiro semestre do ano que vem deverá começar a etapa das instalações de cadeiras, placar eletrônico e outros equipamentos.
Durante a visita in loco, Sérgio Ricardo afirmou que não vê problema se a obra não terminar até dezembro de 2012, já que Cuiabá não irá sediar a Copa das Confederações. “Pelo que observamos aqui a obra será entregue dentro do prazo estabelecido”, disse o deputado que na próxima segunda-feira (21) visitará as obras da Arena Itaquerão, em São Paulo.
Também participaram da visita os deputados Jota Barreto (PR), Nininho (PR) e Emanuel Pinheiro (PR), o prefeito de Várzea Grande, Tião da Zaeli (PR), vereadores de Várzea Grande, e o secretário de Transporte e Pavimentação Urbana, Arnaldo Souza.
 

Motorista sai ileso após atropelar javali de 180 quilos na Bélgica

Motorista saiu ileso após atropelar um javali de 180 quilos em Genk. (Foto: Divulgação/Natuurhulp Centrum) G1

Um motorista saiu ileso de um acidente após atropelar um javali de 180 quilos em Genk, na Bélgica. O veículo ficou destruído com a batida. Um órgão ambiental recolheu o animal para ser estudado dentro de uma pesquisa sobre a população de javalis selvagens na região belga de Limburgo, segundo reportagem do jornal belga "HBVL".

 

Silval sanciona empréstimo de R$ 740 milhões para o VLT Expectativa é de que a obra de implantação do sistema tenha início no primeiro trimestre de 2012

 Secom/MT

O governador Silval Barbosa (PMDB) sancionou a Lei nº 9647, aprovada pela Assembleia Legislativa e que autoriza o Estado contrair empréstimo de R$ 740 milhões, na CEF (Caixa Econômica Federal), para investir no VLT (Veículo Leve Sobre Trilho).

Trata-se do modal de transporte escolhido para Cuiabá e Várzea Grande, devido à participação de ambos os municípios na Copa do Mundo de 2014. O decreto é publicado na edição do (DOE) Diário Oficial do Estado desta terça-feira (22).

Conforme o decreto, para pagamento de juros e outros encargos da operação de crédito, a CEF fica autorizar a debitar as parcelas de pagamento diretamente da conta corrente do Estado, que será indicada em contrato.

Para garantir a quitação do empréstimo, o Estado colocou à disposição verbas dos impostos repassados ao Estado pela União, bem como sua parcela no Fundo de Participação dos Estados (FPE).

Para investir em projetos de mobilidade urbana e outros relativos à Copa do Mundo de 2014, o Estado pretende explorar sua capacidade de endividamento, avaliada em R$ 2,5 bilhões.

Conforme declarado pelo secretário extraordinário da Copa do Mundo, Eder Moraes, durante visita às obras da Arena Pantanal, na quinta-feira (17), já está formulado o anteprojeto do VLT, o que já permite o lançamento de um edital de licitação para firmar contrato com empresas interessadas na execução da obra.

"Isso é mais que o suficiente para darmos início ao RDC (Regime Diferenciado de Contratações)", revelou o secretário.

Agora, a Secopa trabalha para concluir um termo de referência, que vai permitir a participação de órgãos fiscalizadores e incluir as exigências que deverão ser cumpridas pelas empresas.

"O governador Silval Barbosa determinou que, na confecção deste termo de referência, constará que as obras e aquisições dos vagões do VLT serão monitoradas e acompanhadas pelo Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas da União e Tribunal de Contas do Estado", disse Eder.

O VLT vai percorrer dois trechos, que são CPA/Aeroporto e Coxipó/Centro. O investimento pode chegar a R$ 1,1 bilhão. Isso porque a CEF (Caixa Econômica Federal) ainda dispõe de R$ 440 milhões, que, anteriormente, seriam aplicados no projeto do BRT (Bus Rapid Transit), modelo de transporte que veio a ser preterido pelo Estado para a Copa de 2014.

A expectativa de é que a licitação seja lançada até a primeira quinzena de dezembro, com o início das obras programado para o primeiro trimestre de 2012.

Prefeito Tião despacha "rápido", demite e trava processos ilegais


Tião da Zaeli    

Com três meses no cargo em definitivo de prefeito, após entra-e-sai e embates políticos e jurídicos, Sebastião dos Reis Gonçalves, o Tião da Zaeli (PSD), tenta agir no público o que é acostumado a fazer no setor privado. Como empresário, ele vinha no ritmo de resultados, com ações céleres e sem burocracia. Agora como prefeito, tenta superar trâmites burocráticos e engrenar uma máquina lenta por tradição. Aos poucos, o prefeito vai se ajustando. Concilia habilidades técnicos com políticas. Seus assessores mais afoitos já o defendem à reeleição, embora reconheçam que, se tiver o ex-prefeito e senador Jayme Campos (DEM) no páreo, será uma briga difícil nas urnas.
    Tião mudou de gabinete, mas continua dentro do Paço Couto Magalhães. Preferiu uma sala num dos cantos do prédio no primeiro andar, diferente da estrutura que era utilizada pelo antecessor, o prefeito cassado Murilo Domingos, que despachava logo na entrada do prédio. O prefeito-empresário discute os assuntos sem rodeios e com a porta do gabinete aberta. O dia-a-dia é marcado por entra-e-sai de pessoas, especialmente de assessores.
    Nesta segunda à tarde, em meia-hora, ele tomou cinco decisões em reunião com secretários e aliados mais próximos. Uma delas autoriza a compra de 6 microônibus. O valor está dentro da cotação de mercado? O processo é legal? Perguntou Tião à equipe do novo secretário de Educação Odenil Sebba. A resposta foi "sim". Diante disso, respondeu: "então, pode comprar".
   Na mesa ao lado no gabinete há acúmulo de processos sobre aquisições de secretarias que foram "travadas" pelo próprio Tião porque apresenta indícios de irregularidades. Doze deles, na área de saúde, somam R$ 126 mil. Tião disse que as maiores demandas e que tomam tempo são pedidos de emprego, folha de pagamento e reivindicação por melhoria nos bairros. Segundo ele, cada mês, a folha apresenta um valor. Assegura que está "enxugando" o quadro. Somente na secretaria de Saúde mandou exonerar esta semana 50 pessoas.

Americano usa rede para pegar peixinhos, mas pesca atum de 400 kg

O pescador Carlos Rafael posa com o peixe gigante antes de ter a pesca apreendida (Foto: AP/NOAA) G1

Um pescador viveu breves momentos de alegria antes de ter um atum de 400 kg apreendido pelas autoridades em Massachusetts, nos EUA, na semana passada.
Carlos Rafael estava com sua tripulação na costa de New Bedford usando redes para capturar espécies de peixes não tão grandes que ficam no fundo do oceano, escondidos junto da areia, quando o enorme atum acabou se prendendo às linhas da rede.
Rafael tem permissão também para pescar atuns, mas os agentes federais lhe disseram que a pesca dessa espécie com rede é ilegal, e por isso o peixe foi apreendido. A pesca de atum só é legalizada com o uso de vara e molinete na região.